VÍDEO: embaixada do Brasil na França publica propaganda com fake news sobre a Amazônia

Atualizado em 27 de abril de 2021 às 17:32

Do Facebook de Rebeca Rô Lang:

Após uma entrevista constrangedora à BMFTV, em Paris, na noite de terça-feira, dia 13 de abril, o embaixador Luis Fernando Serra volta a defender publicamente mentiras comprovadas.

Desta vez, na página oficial da embaixada do Facebook, ao divulgar um video que faz propaganda enganosa sobre supostas medidas a favor da preservação do meio-ambiente e contra o desmatamento no Brasil.

O vídeo em questão repercute o discurso de Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima, no dia 22 de abril, no qual afirma como o país teria sido exemplar na questão, obviamente omitindo o fato de que tais iniciativas deram-se nos anos Lula e Dilma, já que usaram dados de 2007-2012.

Em seguida elaborou um raciocínio segundo o qual o Brasil agora teria o direito de desmatar, como fizeram, no passado, ao redor do planeta, com as florestas então existentes, com o objetivo de levar “prosperidade” à população local.

Não precisamos, aqui, enumerar cada um dos crimes ambientais, para comprovar o que o mundo inteiro já sabe.A demissão de todos os especialistas nos órgãos de fiscalização bastaria para demonstrar a má-fé do discurso mentiroso de Bolsonaro, que repetiu os mesmos argumentos de 2019.

Agora, endossando a sua fala, a própria embaixada, que deveria assumir uma postura honesta e realista, continua a propagar informações falsas, com a intenção de defender o indefensável e tentar reverter, junto à comunidade internacional, a percepção de que Bolsonaro comete crimes contra o meio-ambiente e a humanidade.