
O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, intensificou movimentos para se distanciar do banqueiro Daniel Vorcaro, em meio ao avanço das investigações sobre o caso Banco Master. Ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar reagiu após novas revelações envolvendo mensagens e conteúdos apreendidos pela Polícia Federal.
Na terça-feira (17), Nogueira chegou a convocar jornalistas e afirmou que renunciará ao mandato caso surjam denúncias comprovadas contra ele. “O CPF dele é um, o meu é outro. O que vai nortear a minha trajetória de vida é a minha história. E pode ter toda a certeza que o povo do Piauí, se surgir algum dia na vida alguma denúncia que seja comprovada, eu renuncio o meu mandato”, declarou. “Eu jamais vou voltar ao meu estado, olhar o povo da minha terra de olho no olho, se eu não tiver a autoridade e a confiança desse povo”.
SENTIU! Ciro Nogueira disse que renunciará ao mandato caso o nome dele apareça nas investigações do Caso Banco Master. Já apareceu. Mas ele não vai precisar renunciar ao mandato, porque o povo do Piauí não o reelegerá novamente como senador, já que sabe que ele está junto com… pic.twitter.com/8bkAiVx3kC
— Julio Freiress 🇧🇷 (@JFreiress_) March 18, 2026
A reação ocorre após a revelação do jornal O Globo de que Vorcaro teria armazenado “vídeos íntimos” de políticos e autoridades em celular apreendido pela PF, com dados encaminhados à CPMI do INSS. No dia seguinte, o senador voltou a se manifestar nas redes sociais ao comentar reportagem sobre pagamentos de faturas de cartão por aliados políticos.
“O Grande Roberto Marinho deve estar se revirando no túmulo depois de ler uma matéria tão irresponsável e absurda como essa. Vamos em frente”, escreveu em referência ao ex-presidente do veículo.
Apesar das declarações públicas, mensagens obtidas nas investigações indicam proximidade entre os dois. Em diálogos, Vorcaro descreve Nogueira como “grande amigo de vida” e menciona encontros e tratativas. Em uma conversa com a companheira, afirmou: “Ciro nogueira. É um senador. Muito amigo meu. Quero te apresentar. Um dos meus grandes amigos de vida”.
Outras mensagens revelam entusiasmo do banqueiro com iniciativas legislativas do senador. “Ciro soltou um projeto de lei agora que é uma bomba atômica mercado financeiro! Ajuda os bancos médios e diminui poder dos grandes! Esta todo mundo louco”, escreveu Vorcaro ao comentar proposta que ampliava o limite do Fundo Garantidor de Crédito.
A chamada “emenda Master” previa elevar a cobertura do FGC de R$ 250 mil para R$ 1 milhão por CPF, o que beneficiaria instituições financeiras de médio porte. A proposta, no entanto, não avançou após resistência do setor e segue parada no Senado.
O material apreendido foi encaminhado ao ministro André Mendonça, responsável por decisões relacionadas ao caso. Até o momento, não há inquérito formal aberto contra Ciro Nogueira, mas a repercussão política aumenta a pressão sobre o senador e amplia o alcance das investigações.