Destaques

VÍDEO – Enviado especial dos EUA detona Bolsonaro e diz que Lula está “comprometido com o clima”

O enviado presidencial especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry
Foto: Reprodução/Linh Pham/Bloomberg

Nesta quarta-feira (2), o enviado presidencial especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, destacou em uma coletiva de imprensa que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou interesse e comprometimento com a preservação da Amazônia desde seus governos anteriores, ao contrário da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), que contribuiu para a alta do desmatamento.

Em Washington, Kerry afirmou que confia que o novo presidente fará o que for necessário para salvar a Amazônia. O enviado ainda destacou que Lula está “comprometido” com o clima, algo que ele demonstrou com políticas durante o seu governo, entre 2003 e 2011.

O americano disse estar ciente das preocupações econômicas em todo o mundo, incluindo o Brasil. Em sua perspectiva, muitos dos habitantes da Amazônia dependem do gado e da extração de madeira para sobreviver. “Nós no resto do mundo temos que reconhecer que se quisermos valorizar essa floresta, vamos ter que ajuda-los a preservá-la”, declarou.

As declarações foram feitas às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, a COP27, no Egito. A Conferência do Clima da ONU começará neste domingo (6), e a compensação dos países que sofreram com os impactos do aquecimento global deverá ser um dos principais assuntos no evento.

Com os resultados das eleições do Brasil, o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, convidou Lula para participar do evento, que reunirá mais de 90 chefes de Estado. Entre os participantes deverão estar os presidentes Joe Biden e Emmanuel Macron, da França.

A conferência que começará neste domingo irá acontecer até o dia 18 de novembro, e teve a presença de Lula confirmada por Gleisi Hoffmann (PT), presidente do PT.

Em seu discurso de vitória da disputa presidencial, Lula prometeu a trabalhar pelo desmatamento zero.

“Agora espero que possamos aperfeiçoar esse programa e avançar ainda mais rápido nas reformas necessárias para tentar salvar a Amazônia”, disse.

“Sob o governo de Bolsonaro, infelizmente, o nível de desmatamento aumentou na Amazônia e alcançou os níveis altos e perigosos atuais”, lembrou. Segundo o UOL, nos últimos quatro anos, o período do mandato de Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia aumentou mais de 70%.

O responsável pelas políticas ambientais do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ainda informou que o governo americano criou uma organização com várias agências federais para discutirem a questão do desmatamento. Ele também apontou que a capital dos EUA, Washington, está pronta para conversar a compensação das “perdas e danos” sofridos desproporcionalmente pelos países pobres como resultado da crise climática.

Veja o vídeo: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Kaique Moraes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kaique Moraes

Recent Posts

Múcio admite possibilidade de GLO no RS, mas impõe condição; saiba qual

Em declarações recentes, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou a viabilidade da utilização…

18 minutos ago

PT vai ao STF para pedir inelegibilidade de Ricardo Nunes, diz Boulos

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), declarou nesta quinta-feira (9) que…

24 minutos ago

Produtores do RS dizem que “não há motivo para alerta com arroz”

A recente inundação no Rio Grande do Sul levantou preocupações sobre a disponibilidade de arroz…

1 hora ago

Água do Guaíba começa chegar às cidades do sul do RS

A água que saiu do Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, começou a chegar…

2 horas ago

Essencial do DCM TV: Governo Lula: 51 bilhões para o RS; prefeito bolsonarista “tenta lacrar” e leva invertida de Pimenta

https://www.youtube.com/watch?v=dN0KOMxfLbg Prof Viaro faz o giro de notícias do dia e entrevista: - 21h -…

2 horas ago

TSE: ministro libera para julgamento processos que podem levar Moro à cassação

O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liberou para julgamento o processo…

2 horas ago