VÍDEO: Ex-conselheiro de Obama diz que matar 4 mil crianças palestinas ‘não foi suficiente’ e é demitido

Atualizado em 21 de novembro de 2023 às 20:33
Stuart Seldowitz: demitido

Um grupo de lobby cortou relações com um ex-conselheiro do ex-presidente dos EUA Barack Obama depois que surgiram vídeos em que ele assedia e ameaça um muçulmano funcionário de um food truck em Nova York.

As imagens mostram Stuart Seldowitz perguntando coisas como: “Você estuprou sua filha como Maomé fez?” e dizendo que matar 4 mil crianças palestinas “não foi suficiente”.

Seldowitz foi diretor da Diretoria do Sul da Ásia do Conselho de Segurança Nacional sob Obama e vice-diretor político sênior do Escritório de Assuntos Israelenses e Palestinos do Departamento de Estado dos EUA de 1999 a 2003. Mais recentemente, atuou como presidente de relações exteriores de uma empresa chamada Gotham — que o demitiu após o escândalo.

“O vídeo de suas ações é vil, racista e está abaixo da dignidade dos padrões que praticamos”, afirmou a Gotham em comunicado.

Em um dos vídeos de dois minutos, Seldowitz está com o celular na mão e conversando com um homem que parece estar em um food truck. Seldowitz menciona os seus “amigos na imigração”: “o Mukhabarat quer a sua fotografia”, referindo-se a uma agência de inteligência iraquiana.

“O Mukhabarat no Egito vai pegar seus pais. Seu pai gosta das suas unhas? Eles vão retirá-las uma por uma”, continua ele, enquanto o homem lhe diz para ir embora e que não fala inglês.

“Por que eu deveria ir? Sou daqui. Eu sou americano. É um país livre. Não é como o Egito”, responde Seldowitz. Ele instrui o muçulmano a “sorrir para mim” enquanto segura o celular e o filma.

Seldowitz então pergunta repetidamente: “Você estuprou sua filha como Maomé fez?” Quando o homem diz novamente que não fala inglês, Seldowitz o chama de “ignorante”.

“Maomé, seu profeta… Ele era um estuprador”, diz. “O Alcorão Sagrado que algumas pessoas usam como banheiro. O que você acha disso, pessoas que usaram o Alcorão como banheiro? Isso te incomoda?” ele pergunta, rindo.

“É por isso que você está vendendo comida em carrinho de comida, porque você é ignorante. Mas você deveria aprender inglês, isso vai te ajudar quando eles te deportarem de volta para o Egito e o Mukhabarat quiser interrogá-lo.”

Um outro vídeo mostra Seldowitz ameaçando o homem: “Vou colocar grandes cartazes aqui que dizem ‘Esse cara acredita no Hamas’”, diz ele. “Se matamos 4 mil crianças palestinas, quer saber, não foi suficiente. Não foi suficiente.”