VÍDEO: Ex-senadora Kátia Abreu anuncia filiação ao PT

Atualizado em 4 de abril de 2026 às 16:22
Kátia Abreu em ato de filiação ao PT. Foto: reprodução

A ex-senadora Kátia Abreu oficializou neste sábado sua filiação ao Partido dos Trabalhadores, em um movimento que consolida sua aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reforça o campo político do governo no Tocantins. A entrada da ex-opositora na legenda foi anunciada pelo presidente regional do PT, Nile William, e apresentada como um passo importante para ampliar a articulação partidária no estado e fortalecer o projeto de reeleição de Lula em 2026.

Durante o ato de filiação, Kátia Abreu vinculou sua decisão à defesa da democracia, da justiça social e da continuidade do atual governo federal. “Estaremos juntos nessa luta pela democracia, pela reeleição do Presidente Lula, para que todos nós continuamos lutando por dias melhores, pela igualdade das pessoas, por mais justiça social. Porque este é o Estado, da livre iniciativa, do trabalho e da justiça social acima de tudo”.

A filiação representa uma virada relevante na trajetória de Kátia Abreu. Durante anos, ela esteve entre as figuras mais críticas ao PT e chegou a ser relatora, no Senado, da proposta que extinguiu a CPMF no segundo governo Lula.

Depois, porém, assumiu o Ministério da Agricultura no governo Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016, e se tornou uma das principais defensoras da então presidente no processo de impeachment. A partir dali, sua relação com o campo petista passou por uma transformação política gradual, que agora culmina na entrada formal no partido.

Ao longo dessa transição, Kátia percorreu diferentes siglas e reposicionamentos. Ligada inicialmente à direita ruralista, passou por PFL, DEM, PSD, MDB, PDT e Progressistas, até chegar ao PT.

Em 2018, disputou a vice-presidência na chapa de Ciro Gomes, pelo PDT. Já em 2022, teve papel importante no apoio à candidatura de Lula, tanto no Tocantins quanto no cenário nacional, aprofundando uma convergência que agora se torna oficial.

O diretório do PT no Tocantins comemorou a chegada da ex-senadora como reforço político de peso. “O PT Tocantins recebe hoje a senadora Kátia Abreu, um reforço de peso para consolidar o projeto de transformação do Presidente Lula em nosso estado. A recepção, conduzida pelo nosso presidente estadual, Nile William, e pela presidenta do PT Palmas, Rosimar Mendes, marca o início de uma nova etapa de diálogo e ação”, escreveu o partido.

Em seguida, completou: “A chegada de Kátia amplia nossa capacidade de articulação e reafirma o compromisso do PT com o desenvolvimento inclusivo e a justiça social. Juntos pela democracia e pela reeleição do Presidente Lula”.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.