VÍDEO – Ex-vice-presidente do banco dos Brics elogia indicação de Dilma: “Pessoa vigorosa”

Atualizado em 25 de março de 2023 às 9:34
O economista Paulo Nogueira Batista Jr, ex-vice-presidente do Banco dos Brics – Foto: Reprodução

Em entrevista ao UOL News, o economista Paulo Nogueira Batista Jr, ex-vice-presidente do Banco dos Brics, elogiou a indicação de Dilma Rousseff para a presidência do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento). Ela foi indicada ao cargo pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Politicamente é importante porque é um banco constituído por cinco países importantes. O fato de ter na presidência uma ex-presidente da República é de extremo valor para o banco, porque ela vai poder interagir não só com ministros dos países membros, mas até mesmo líderes desses países”, disse Paulo Nogueira.

Ex-presidente Dilma Rousseff em março de 2020 — Foto: REUTERS/Charles Platiau/File Photo

O economista também afirmou que o banco “não está funcionando bem” e, por conta disso, Dilma é a pessoa certa para resolver a questão.

“A Dilma ter sido indicada foi muito importante porque o banco não está funcionando tão bem, está com problemas. Precisa de uma pessoa enérgica, vigorosa e com conhecimento para colocar o banco em funcionamento pleno”, ressaltou.

A petista foi oficializada no comando do banco na última sexta-feira (24). O mandato de Dilma vai até julho de 2025. A sede do New Development Bank (NDB) fica em Xangai, na China. Ela deve viajar para o país com o presidente Lula (PT) nos próximos dias.

O nome da ex-presidente foi aprovado por um comitê da instituição após ela passar por uma espécie de sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do bloco. Além do Brasil, o bloco é formado por Rússia, Índia, China e África do Sul.

Veja o vídeo: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link