VÍDEO – ‘Extrema direita surge dos escombros do neoliberalismo’, diz Lula na ONU

Atualizado em 19 de setembro de 2023 às 13:00
Lula na Assembleia-Geral da ONU. Foto: Mike Segar

O presidente Lula afirmou que a extrema-direita surgiu nos “escombros do neoliberalismo” durante discurso na abertura da 78ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, nos Estados Unidos. Para o petista, a ideologia ainda foi responsável por “agravar a desigualdade econômica” e trouxe danos à democracia.

“O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias. Seu legado é uma massa de deserdados e excluídos. Em meio aos seus escombros, surgem aventureiros de extrema-direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas. Muitos sucumbiram à tentação de substituir o neoliberalismo por um nacionalismo primitivo, conservador e autoritário”, afirma o presidente.

Lula ainda cobrou “vontade política” dos países ricos no combate à fome, à desigualdade social e ao aquecimento global. “Para vencer a desigualdade, falta vontade política daqueles que governam o mundo. Se hoje eu retorno na honrosa condição de presidente do Brasil, é graças à vitória da democracia do meu país”, prossegue.

Ele ainda falou sobre a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e apontou que os objetivos de “erradicar a pobreza e acabar com a fome parece estar anestesiados”.

“Nesses sete anos que nos restam, a redução das desigualdades dentro dos países e entre eles deveria se tornar o objetivo-síntese da ‘Agenda 2030′”, prosseguiu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.