
O presidente Lula afirmou que a extrema-direita surgiu nos “escombros do neoliberalismo” durante discurso na abertura da 78ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, nos Estados Unidos. Para o petista, a ideologia ainda foi responsável por “agravar a desigualdade econômica” e trouxe danos à democracia.
“O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias. Seu legado é uma massa de deserdados e excluídos. Em meio aos seus escombros, surgem aventureiros de extrema-direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas. Muitos sucumbiram à tentação de substituir o neoliberalismo por um nacionalismo primitivo, conservador e autoritário”, afirma o presidente.
LULA NA ONU
Lula faz dura crítica ao neoliberalismo e a "voz dos mercados" #LulaNaOnu pic.twitter.com/93T89FwMJF
— Helder Salomão (@heldersalomao) September 19, 2023
Lula ainda cobrou “vontade política” dos países ricos no combate à fome, à desigualdade social e ao aquecimento global. “Para vencer a desigualdade, falta vontade política daqueles que governam o mundo. Se hoje eu retorno na honrosa condição de presidente do Brasil, é graças à vitória da democracia do meu país”, prossegue.
Ele ainda falou sobre a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e apontou que os objetivos de “erradicar a pobreza e acabar com a fome parece estar anestesiados”.
“Nesses sete anos que nos restam, a redução das desigualdades dentro dos países e entre eles deveria se tornar o objetivo-síntese da ‘Agenda 2030′”, prosseguiu.