VÍDEO: Fábio Faria já é chamado de novo Weintraub do governo Bolsonaro, tamanha a ignorância

Atualizado em 10 de julho de 2020 às 13:01

O novo ministro das Comunicações, Fábio Faria, já está sendo chamado de o novo Weintraub de Bolsonaro. Como se sabe, Weintraub, nome do antigo ministro da Educação, passou a ser sinônimo de ignorância.

Em entrevista à CNN, ele mostrou que não sabe a diferença entre floresta tropical — a Amazônia é a maior do mundo — e Mata Atlântica, o tipo de vegetação predominante na faixa litorânea.

“Hoje nós mostramos um mapa [na reunião com investidores estrangeiros], que ficou muito claro para eles, né? onde estava preservado… o tamanho, a dimensão que é toda a Amazônia, o que representa pro Brasil… Nós temos hoje, se você for chegar em Manaus e pousar, e se você quiser pedir um avião. “Ah, eu quero aqui ver Mata Atlântica”, você fica ali três horas sem parar vendo Mata Atlântica atrás de Mata Atlântica. Mas também se você quiser fazer o que muitos jornalistas fazem no exterior, alguns artistas, “Ah, eu quero ver aqui queimadas”, também tem. Ele vai mostrar ali a região onde tem algumas queimadas que, no total da Amazônia 87%. Nós tínhamos 87% de Mata Atlântica e 13 de queimadas”, disse.

A Mata Atlântica é um bioma que se distribui ao longo da costa do país, atingindo áreas de 17 estados. “Hoje tem devastado 88% da área original da Mata Atlântica”, explicou Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.