VÍDEO: “Falsos patriotas e falsos religiosos”, diz Barroso sobre os golpistas de 8/1

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 às 14:59
O presidente do Supremo Tribunal Federa (STF), Luís Roberto Barroso, durante solenidade para marcar o ataque terrorista do 8 de janeiro. Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) inaugurou a exposição que relembra o ataque terrorista de 8 de janeiro nesta segunda (8) e contou com a presença do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, além de outros magistrados e autoridades.

Durante o evento, Barroso afirmou que a solenidade ocorre “para manter viva a memória desse episódio que remete a um país que não queremos”. Ele ainda lembrou do relato de um policial sobre como se comportavam os terroristas na data, depredando as sedes dos Três Poderes e rezando na sequência.

“Onde, Deus do céu, se pode imaginar essa implausível mistura de ódio com religiosidade? Incapaz de distinguir o bem do mal. Nenhuma gota de apreço ao próximo, como pregam a escritura”, afirmou Barroso.

“Falsos patriotas que não respeitam os símbolos da Pátria. Falsos religiosos que não cultivam o bem, a paz e o amor. Desmoralizaram Deus e a bandeira nacional. O que assistimos aqui foi a mais profunda e desoladora derrota do espírito”, prosseguiu.

O ato teve início com os discursos de Barroso e de Rosa Weber, ex-presidente da Corte, no Hall dos Bustos. Na sequência, eles seguiram para o plenário, onde foi exibido um documentário sobre o atentado para marcar a data.

A ex-presidente da Corte discursou na sequência e lamentou o ataque de 8 de janeiro, mas disse que foi incentivada a lutar pela democracia após a reação das instituições.

“O dia 8 de janeiro se consolida como marca indelével na história da democracia. Tristeza, desconsolo e indignação que senti quando cheguei nesse prédio com Vossa Excelência. Sentimento de tristeza profunda se transformou paulatinamente em satisfação e energia diretamente proporcionais, diante da reação das instituições democráticas”, afirmou Rosa Weber.

Veja trecho do discurso da ex-presidente do Supremo:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link