VÍDEO: Fazendeiro promete salários extras se Bolsonaro vencer as eleições

Atualizado em 3 de agosto de 2022 às 19:04
Cyro de Toledo Júnior, o “Nelore Cyro”

O fazendeiro Cyro de Toledo Júnior, o “Nelore Cyro”, aparece num vídeo dizendo a funcionários que vai pagar salários extras se Jair Bolsonaro vencer as eleições.

Ele começa prometendo um 14º salário se eles cumprirem as metas. Se Bolsonaro ganhar, um 15º. Se for no primeiro turno, um 16º.

A Fazenda Água Fria fica no Tocantins. No Instagram, ele aparece fazendo propaganda de seu produto, o gado nelore, além de touros e cavalos manga-larga marchador. Há as costumeiras bandeiras do Brasil e outras patacoadas de cidadão de bem.

“Nós somos todos cabos eleitorais. Aqui na fazenda somos cabos do Bolsonaro. Vamos votar nele. Mas isso foi mais uma brincadeira. Será dado [o bônus], mas não vou dar dinheiro para político, vou dar dinheiro para os meus funcionários se o Bolsonaro ganhar. Só isso”, disse para a Folha.

“Se o Bolsonaro ganhar, quero que eles tenham um Natal feliz. Não estou comprando voto de ninguém. Só que nós, em peso, votamos no Bolsonaro.”

Em 2019, Luciano Hang, dono da Havan, foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por ter coagido funcionários a votarem no então candidato à presidência Jair Bolsonaro.

Hang pagou uma multa mixaria no valor de R$ 2 mil.

O motivo para a abertura da ação foi um vídeo de Hang no interior de uma das lojas, falando a funcionários vestidos de verde e amarelo, enquanto exaltava o candidato fascista.

“Todos sabem a minha posição. Eu sou Bolsonaro! Bolsonaro! Quero uma salva de palmas”, declarava. Em seguida, ele pedia a todos que gritassem o nome de Bolsonaro.