
A atriz Fernanda Torres discursou neste domingo (14) durante a manifestação contra o chamado PL da Dosimetria, realizada na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). O ato integrou uma série de protestos organizados em diversas cidades do país contra propostas que reduzem penas de condenados por tentativa de golpe de Estado.
Vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo filme “Ainda Estou Aqui”, produção que também conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional, Fernanda subiu ao carro de som e falou a manifestantes reunidos no Posto 5 da praia, em um evento marcado por discursos em defesa da democracia e contra a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.
Durante a fala, a atriz afirmou: “Alô, alô, Rio. Nós ainda estamos aqui pelas florestas brasileiras, pelos direitos da mulher, pela democracia. Nós estamos aqui para acordar o Congresso, galera. Eles não podem trabalhar para si mesmos, não é, Nenê?”. Em outro trecho, reforçou: “Ainda estamos aqui. Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma.”
MARAVILHOSA! Fernanda Torres discursou durante ato contra o Congresso Nacional:
“Ainda estamos aqui pelas florestas brasileiras, pelos direitos da mulher, pela democracia.” pic.twitter.com/mdT1xUZVfT
— poponze (@poponze) December 14, 2025
As manifestações ocorreram em várias capitais brasileiras ao longo do dia, com concentração em locais centrais e caminhadas por avenidas importantes. Em diferentes cidades, participantes exibiram faixas e cartazes com palavras de ordem em defesa da democracia e críticas ao projeto de lei que altera critérios de dosimetria penal.
No Rio de Janeiro, além de Fernanda Torres, lideranças políticas como o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) e representantes de movimentos sociais discursaram. Também contou com shows de Caetano Veloso, Lenine, Fernanda Abreu e outros. Em São Paulo, o ato ocorreu em frente ao Masp, com bloqueio da Avenida Paulista. Houve mobilizações também em Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Florianópolis, João Pessoa, Natal, Recife e Salvador.
O PL da Dosimetria, já aprovado pela Câmara dos Deputados, prevê mudanças no cálculo das penas para crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado, incluindo progressão mais rápida de regime. O texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado na próxima quarta-feira (17), sob relatoria do senador Esperidião Amin (PP-SC).
Veja alguns vídeos dos atos por todo o país:
Isso aqui ficou lindo demais!
Na Paulista, O bêbado e a equilibrista, de Aldir Blanc/João Bosco, famosa na voz de Elis Regina nos anos 70.
A canção protestava pela volta dos exilados políticos, anistia e o fim da ditadura militar.
A moça canta muito bem! pic.twitter.com/XjIEWD3R2J
— Análise Política 2 (@analise2025) December 14, 2025
Imagens captadas por drone mostram uma manifestação contra o PL da Dosimetria em frente ao MASP, na Avenida Paulista, em São Paulo. O registro aéreo revela a concentração de pessoas ocupando o vão do museu e parte da via. pic.twitter.com/8xoOwFiGl3
— Mallu (@mariarita4141) December 14, 2025
🚨 Atenção l Ato contra PL da Dosimetria em Brasília concentra críticas a Motta
Além da dosimetria, o discurso reúne manifestações contra a escala 6×1, o marco temporal e, principalmente, contra o presidente da Câmara pic.twitter.com/JmZijkR2aa
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) December 14, 2025