VÍDEO: Fufuca reforça apoio a Lula e rejeita pressão de Ciro Nogueira

Atualizado em 6 de outubro de 2025 às 23:48
O presidente Lula e o ministro dos Esportes, André Fufuca. Foto: Divulgação

O ministro dos Esportes, André Fufuca, declarou nesta segunda-feira (6), em evento no Maranhão, que está “com Lula” e afirmou que, apesar da pressão do seu partido, o Progressistas (PP), para que deixe o governo, continuará no cargo e apoiará o presidente nas eleições de 2026.

Fufuca, que em 2022 foi um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, reconheceu o erro de ter apoiado o presidente anterior, mas garantiu que, em 2026, sua “alma, coração e força de vontade” estarão livres para apoiar Lula.

A declaração foi feita durante a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida em Imperatriz, sua cidade natal, ao lado do presidente. Fufuca expressou seu compromisso com o governo ao afirmar: “Eu estou com Lula. Eu estou com o Lula do Bolsa Família, do Vale Gás, do Mais Médicos, do Fies, do Prouni… aquele Lula que respeitou o Brasil no cenário internacional e tirou o filho do pobre da rua e o colocou na faculdade de medicina.”

O ministro, que já foi líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, disse que não quer justificar o erro cometido em 2022, mas sim evitar que ele se repita. “O importante não é justificar o erro, é evitar que ele se repita”, afirmou. Ele reafirmou que, caso esteja “amarrado” politicamente em 2026, ainda assim sua vontade de lutar por Lula será inabalável.

A situação de Fufuca reflete uma maior disputa interna no PP, que até o fim de setembro havia dado prazo para seus membros se desvincularem do governo Lula. Apesar da pressão, Fufuca e o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), resistem às ordens e mantêm seus cargos.

Em seu discurso, o ministro também abordou a relação entre sua trajetória e o governo petista, destacando que foi uma honra trabalhar ao lado de Lula e contribuir com as políticas sociais implementadas durante sua gestão.

O presidente do PP, Ciro Nogueira, que foi ministro no governo Bolsonaro e atualmente apoia a candidatura de Tarcísio de Freitas à presidência, declarou que Fufuca não será expulso do partido, mas poderá perder o controle do diretório estadual do Maranhão, caso continue no governo.

“Eu duvido que ele prefira perder o comando do partido dele do que ficar no governo”, afirmou Nogueira, deixando claro que a resistência de Fufuca à pressão interna pode ter consequências políticas.

Além disso, durante a cerimônia em Imperatriz, Lula confirmou que, ao lado de Fufuca, ainda em outubro, anunciará a criação da Universidade do Esporte, um projeto importante para o Ministério dos Esportes. “Junto com o Fufuca, nós vamos anunciar ainda este mês a Universidade do Esporte em Brasília”, afirmou o presidente.

Fufuca, por sua vez, reiterou que seu compromisso é com o projeto de Lula e com a continuidade das políticas sociais que beneficiam a população mais pobre do Brasil.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.