
Nesta terça-feira (12), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento da trama golpista envolvendo Jair Bolsonaro (PL) e outros sete ex-integrantes do governo. Logo no início da fase de votos, o ministro Luiz Fux interrompeu Alexandre de Moraes para avisar que pretende se pronunciar separadamente sobre os pedidos das defesas, marcando um contraponto ao relator.
Entre os pedidos das defesas estão alegações de cerceamento por excesso de documentos anexados pela Polícia Federal (PF), solicitação dos advogados de Alexandre Ramagem para suspender a acusação de organização criminosa e dúvidas sobre a validade da delação do tenente-coronel Mauro Cid. O entendimento de Moraes é pela rejeição de todas as solicitações.
Essas preliminares já tinham sido avaliadas em fases anteriores, quando a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou a denúncia. Naquele momento, a maioria da Primeira Turma concluiu que o Supremo era competente para julgar o caso e rejeitou os argumentos apresentados pelas defesas.
“Só pela ordem, excelência. Vossa excelência está votando as preliminares; eu vou me reservar o direito de voltar a elas no momento em que apresentar o meu voto. Desde o recebimento da denúncia, por questão de coerência, eu sempre ressalvei ter ficado vencido nessas posições”, afirmou Fux.
Fux interrompe análise de Moraes sobre preliminares do julgamento de Bolsonaro. pic.twitter.com/mMUMbTnj6c
— Rádio BandNews FM (@radiobandnewsfm) September 9, 2025
Na sequência, ele explicou que seguirá a mesma dinâmica do relator, mas fará observações quando chegar sua vez. “Assim como vossa excelência está indo direto ao voto, eu também vou, mas farei referência às questões processuais quando chegar a minha vez”, acrescentou.
Moraes respondeu lembrando que todas as preliminares já foram rejeitadas, muitas por unanimidade. “Todas as preliminares a que me referi até o momento foram votadas por unanimidade, inclusive com o voto de vossa excelência. A preliminar de incompetência do Supremo Tribunal Federal e, subsidiariamente, da Primeira Turma para processamento e julgamento, também foi afastada no momento do recebimento da denúncia, por maioria de votos”, disse.
Acompanhe o julgamento AO VIVO: