VÍDEO: Garimpeiros são rendidos por agentes da Força Nacional em Terra Yanomami

Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 17:40
Agentes da Força Nacional rendem garimpeiros em fuga. Foto: Reprodução

Agentes da Força Nacional renderam na terça-feira (7) garimpeiros em fuga na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Nas imagens é possível ver o momento em que os fiscais flagraram os homens em uma embarcação.

A ação faz parte da operação em conjunto com a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

No vídeo gravado por agentes do Ibama, os garimpeiros recebem voz de parada e são abordados pelos agentes com a Força Nacional armada.

Segundo o Ibama, na operação foram apreendidos três barcos com cerca de 5 mil litros de combustível. As embarcações transportavam cerca de uma tonelada de alimentos, freezers, geradores e antenas de internet.

Desde a última quarta-feira (1) garimpeiros iniciaram uma ação de fuga do território. O meio aéreo, mais usado por eles no transporte, está sob fiscalização da aeronáutica. Com isso, eles vêm tentando fugir em embarcações.

Fontes da inteligência do governo de Roraima afirmaram à CNN no último domingo (5) que cerca de 300 garimpeiros já deixaram a área.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link