VÍDEO: Gestão Covas está negociando com Cuba vacina contra covid-19, diz Marta Suplicy

Atualizado em 28 de abril de 2021 às 18:41
Marta participou do Manhattan Connection. Reprodução Youtube

Marta Suplicy, Secretária de Relações Internacionais da gestão Bruno Covas (PSDB-SP), afirmou que o município  negocia com Cuba a aquisição de lotes da vacina Soberana 2.

De acordo com a ex-prefeita,  discute-se inclusive a possibilidade de instalar-se uma fábrica do imunizante em São Paulo.

“Estamos conversando, não está muito publicizado ainda, com Cuba. Vimos que Cuba, segundo a Opas [Organização Pan-Americana da Saúde] nos informou, a vacina deles sempre foi de excelência. Foram os primeiros que fizeram a vacina de hepatite, que foi apoiada pela OMS. Eles têm uma vacina que chama Soberana 2 que está na fase três, e parece que é uma vacina de excelência. Mas não está finalizada ainda“, disse  a Secretária  durante audiência da Comissão Extraordinária de Relações Internacionais da Câmara de São Paulo.

“Já tem países interessados. Se você não entra na fila depois não tem mais. Então entramos na fila.”, disse  Marta.

O prefeito Bruno Covas e representantes cubanos simpatizam com a ideía  da implantação da fábrica.

“Estamos conversando também, está nos primórdios mas recebi carta branca do prefeito, que é a gente trazer, e eles topam, uma fábrica dessa vacina para a cidade de São Paulo. Porque a gente então fabrica o insumo aqui e não fica mais na dependência. Não tem nenhuma ilusão de que essa história de vírus vai acabar.”

Ciente dos trâmites burocráticos, Marta prevê uma certa demora  até que esses planos sejam efetivados:
 
“Vai depender ainda de um caminho. A Soberana 2 tem que ser testada lá ainda, tem que ter aprovação lá de fora, depois tem que ser testada pela Anvisa. Mas a gente já vai começando as conversas porque tudo isso demora muito”, afirmou.

“Mas se a gente conseguir trazer a fábrica, ainda que demore, até chegar o final do mandato do Bruno é um legado legal que ele vai deixar para a cidade“, concluiu a ex-petista.