
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, detonou lideranças europeias pela forma como vêm reagindo às investidas de Donald Trump em relação à Groenlândia. Em entrevista coletiva concedida em Davos, na Suíça, ele classificou a postura dos políticos como “patética”.
Segundo Newsom, a falta de uma resposta firme acaba sendo interpretada como conivência. Para o governador, ao evitar o confronto político e diplomático, líderes europeus passam a mensagem de que aceitam as ameaças e pressões feitas por Trump sem resistência efetiva.
“Eu não aguento mais essa cumplicidade de gente se ajoelhando. Eu devia ter trazido um monte de joelheiras para todos esses líderes mundiais. É simplesmente patético. E espero que as pessoas entendam o quão patéticas elas parecem no palco mundial”, afirmou, ao comentar o comportamento das autoridades europeias.
Em outro momento, Newsom disse que a Europa precisa agir de forma independente e abandonar qualquer postura de submissão. “Os europeus deveriam decidir por si mesmos o que fazer. Mas uma coisa que eles não podem fazer é o que vêm fazendo… Trump é um T-Rex. Ou você se acasala com ele ou ele te devora, uma coisa ou outra, e é preciso enfrentá-lo”, declarou.
O governador também defendeu unidade política como resposta às pressões externas. “As lideranças europeias precisam se manter firmes, unidas”, disse, ao avaliar que a fragmentação interna enfraquece qualquer reação coletiva diante de ameaças vindas de Washington.
“Um ano atrás, nós já deveríamos estar tendo essa conversa, e eles não tiveram. E agora estão pagando o preço, exatamente como qualquer observador minimamente objetivo teria antecipado”, completou.
🇺🇸 Gavin Newsom perde a paciência com a pusilanimidade das lideranças europeias e diz que elas precisam parar de bajular Trump e enfrentá-lo.
“Eu não aguento mais essa cumplicidade de gente se ajoelhando. Eu devia ter trazido um monte de joelheiras para todos esses líderes… pic.twitter.com/yRhAki3Xzw
— O Cafezinho 🇧🇷 (@ocafezinho) January 20, 2026