
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), apareceu na manhã desta sexta-feira (14) segurando um taco de beisebol em um vídeo publicado nas redes sociais ao reagir ao decreto presidencial que, segundo opositores, poderia beneficiar integrantes do MST.
O gesto ocorreu enquanto ele comentava o texto assinado pelo presidente Lula (PT). O decreto 12.710/2025 institui o Plano Nacional de Proteção a Defensores e Defensoras de Direitos Humanos e amplia a proteção a ativistas em todo o país.
Para parlamentares da oposição, a medida poderia abrir espaço para incluir integrantes do MST entre os possíveis beneficiados.
No vídeo, Jorginho Mello lê em voz alta uma postagem sobre o decreto, usando o celular, enquanto a câmera registra o governador segurando um taco de beisebol.
Em seguida, o bolsonarista ironiza a medida: “Tá bom, então. Fiquem tranquilos que eles terão escolta da nossa polícia, sim. Pode deixar”, afirmou.
O gesto ocorre poucos dias depois de Jorginho divulgar, também nas redes sociais, imagens de um “passaporte catarina”, em tom irônico, sugerindo a criação de uma espécie de visto para quem desejasse se mudar para Santa Catarina.
Assista abaixo:
Pode deixar. pic.twitter.com/qdGUuM2jGS
— Jorginho Mello (@jorginhomello) November 14, 2025