VÍDEO: Greta Thunberg chega a Belém para a Cúpula dos Povos durante a COP 30

Atualizado em 15 de novembro de 2025 às 9:22
A ativista sueca Greta Thunberg desembarcou em Belém, no Pará, para participar da Marcha da Cúpula dos Povos. Foto: Reprodução

A ativista sueca Greta Thunberg desembarcou em Belém nesta sexta-feira (14) para participar da Marcha da Cúpula dos Povos, marcada para este sábado (15), um dos principais atos da sociedade civil paralelos à COP30.

A concentração da marcha será às 8h30 no Mercado de São Brás, seguindo até o Parque da Cidade, local que recebe debates e atividades oficiais da conferência.

O ato reúne organizações ambientais, coletivos sociais e lideranças territoriais, com a expectativa de pressionar por maior espaço às pautas populares e socioambientais dentro da COP30.

Segundo Lorena Rosa, da Marcha Mundial pelo Clima, são esperadas cerca de 30 mil pessoas. Ela explicou que a mobilização será dividida em três blocos.

“Teremos vários blocos integrados: o primeiro por terra, território e recursos; o segundo, por transição e cidades justas; e o terceiro, pelo internacionalismo e soberania dos povos.”

Recentemente, Greta participou da flotilha humanitária Global Sumud, que tentou furar o bloqueio naval israelense para levar ajuda à Faixa de Gaza. A embarcação foi detida por forças de Israel, e ela acabou deportada junto com outras 171 pessoas.

Confira:

Seminário Pós-COP:  O Brasil diante das transformações globais 

24 de novembro de 2025  (segunda-feira); sessões às 10:00-12:30 e 19:00-21:30 

FESPSP – Rua General Jardim, Vila Buarque, São Paulo/SP 

Garanta sua vaga: https://poscop.org/ 

Sessão da Manhã (10:00-12:30) 

Aldo Fornazieri (Professor da FESPSP, Cientista Político) – abertura da sessão 

Ricardo Abramovay (Professor Sênior, Instituto de Energia e Ambiente, USP) 

Gabriel Ferraz Aidar (Superintendente de Planejamento e Pesquisa Econômica, BNDES) 

Alexandre Ramos Coelho (Coordenador do MBA em Geopolítica da Transição Energética, FESPSP)

Sessão da Noite 19:00-21:30

Painelistas confirmados:

Aldo Fornazieri (Professor da FESPSP, Cientista Político) – abertura da sessão

Paulo Teixeira (Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar)  

Luciana Aparecida da Costa (Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática, BNDES)

Juliano Medeiros (Historiador e Professor Convidado da FESPSP) 

Uma parceria DCM + FESPSP para debater o futuro climático do Brasil com rigor acadêmico e compromisso social. https://poscop.org/