VÍDEO – Hélio de la Peña escracha “patriotismo” do clã Bolsonaro

Atualizado em 27 de julho de 2025 às 9:16
O humorista Hélio de la Peña no vídeo que viralizou nas redes sociais. Foto: Reprodução/X

Um vídeo do humorista Hélio De La Peña viralizou nas redes sociais ao criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos. A gravação questiona o suposto “patriotismo” da família, apontando a incompatibilidade entre esse discurso e a admiração exagerada que, segundo ele, demonstram pelos Estados Unidos.

O comediante brinca com a substituição do lema “Brasil acima de tudo” por “minha família acima de todos” e lembra que o slogan “Deus, pátria e família” foi herdado do integralismo, movimento de extrema-direita surgido no Brasil no início do século XX. Ele também comenta a incoerência do uso do amarelo como símbolo nacionalista combinado com bonés vermelhos, associados à campanha de Donald Trump e ao slogan “Make America Great Again” (MAGA).

Ex-integrante do “Casseta e Planeta”, De La Peña afirma que, em nome do poder, Bolsonaro abandonou a defesa da lei e da ordem. Ele menciona a aliança com o Centrão, comparando-a a uma “lojinha de compra e venda de deputados”, e relembra a tentativa de golpe em 8 de janeiro, classificando-a como um fracasso total.

De La Peña elenca episódios que considera absurdos entre os apoiadores, como “rezar para pneus” e “mandar mensagens para ETs” para tentar reverter o resultado eleitoral. Também comenta com sarcasmo o suposto plano de Eduardo Bolsonaro de pedir asilo político nos Estados Unidos após os atos golpistas.

Ele sugere que o deputado estaria disposto a largar a política para “fritar hambúrguer” nos EUA. Segundo o humorista, “Orange Trump” (como chama o ex-presidente norte-americano) pouco se importa com o Brasil, mas ainda assim teria dado apoio indireto aos bolsonaristas.

De La Peña tira sarro da obsessão de Bolsonaro por joias, dizendo que o ministro Alexandre de Moraes, apelidado de “Supremo Careca”, teria encomendado uma tornozeleira eletrônica como presente. Para ele, fotos divulgadas por apoiadores do ex-presidente teriam gerado constrangimento público.

Ele também comenta, de forma jocosa, as tentativas de Eduardo de convencer Trump a defender Bolsonaro. Menciona que Trump chegou a retaliar ao revogar o visto de Moraes, apelidado de “Supremo pouca telha”.

Ao final, o humorista critica as manobras para manter Eduardo com algum cargo nos Estados Unidos, sugerindo que a família Bolsonaro estaria mais interessada em prejudicar a economia brasileira do que em exercer um papel político legítimo no país.

Lindiane Seno
Lindiane é advogada e moderadora das lives no DCM.