VÍDEO: Homem invade jogo entre Portugal e Uruguai com bandeira LGBT+

Atualizado em 28 de novembro de 2022 às 18:02
Manifestante invade campo de Portugal x Uruguai com bandeira LGBTQIAP+
Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach

O jogo entre Uruguai e Portugal, pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo, foi interrompido após a invasão de um manifestante ao campo. Ele carregava a bandeira com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIAP+, em sinal de protesto. O invasor correu um trecho do gramado até ser pego pelos seguranças.

O homem também vestia uma camiseta com outras mensagens de protesto. Na parte da frente, ela dizia “Salve a Ucrânia”, em referência ao conflito com a Rússia. Atrás, “Respeito pelas mulheres iranianas”, em apoio às manifestações no país asiático desde que uma mulher foi morta pela polícia de costumes por causa do jeito como usava a burca.

As imagens não foram exibidas pela Fifa, mas os torcedores presentes no estádio registraram o momento e publicaram nas redes sociais.

Símbolos LGBTQIAP+ viraram centro de polêmica na Copa do Mundo do Catar, já que a lei do país criminaliza relações homossexuais. Diversas seleções haviam planejado entrar em campo com uma braçadeira com as cores da campanha “One love”, mas foram proibidas pela Fifa. Em resposta, os jogadores da Alemanha taparam a boca com a mão na foto oficial antes do jogo contra o Japão, para mostrar que estavam sendo silenciados.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link