
Frank Tyson, um homem negro de 53 anos, morreu em Ohio, nos Estados Unidos, após uma abordagem policial. Ele estava algemado e com as mãos atrás das costas quando foi imobilizado no chão, repetindo várias vezes a frase “não consigo respirar”.
O incidente, ocorrido em um bar de veteranos de guerra na semana passada, veio à tona após a divulgação das imagens das câmeras corporais dos policiais envolvidos pelo Departamento de Polícia de Canton.
No vídeo, os policiais respondem a um acidente de carro e são informados por um um homem que passava numa van de que o responsável está no bar da rua. Ao entrarem no estabelecimento, uma mulher pede que eles retirem Tyson. Ele, por sua vez, mostra resistência e pede para chamarem o xerife.
Após uma tentativa de detenção, Tyson é algemado e um dos policiais parece pressionar o joelho sobre seu corpo, enquanto ele repete que não consegue respirar.
O policial pede que ele se acalme e pare de lutar, e Tyson responde, mais uma vez: “Não consigo respirar, você está no meu pescoço”. Ao todo, conforme a NBC, o agente ficou com o joelho em Tyson por cerca de 30 segundos.
Durante mais de 5 minutos, o homem permanece imóvel enquanto os policiais interagem com outras pessoas no local. Posteriormente, um dos policiais verifica seu pulso e realiza compressões torácicas.
Tyson havia sido liberado da prisão menos de duas semanas antes do incidente, após cumprir 24 anos de pena por sequestro e roubo. As autoridades locais anunciaram uma investigação independente para determinar se a força utilizada pelos policiais foi justificada, enquanto os dois oficiais envolvidos foram colocados em licença administrativa remunerada durante as análises.
NEW: 53-year-old man dies after getting taken to the ground by police and telling them that he couldn’t breathe.
As Ohio man Frank Tyson was motionless on the ground, one officer could be heard bragging about the “bar fight.”
Tyson had just gotten out of prison according to… pic.twitter.com/vGUTHfLHI6
— Collin Rugg (@CollinRugg) April 26, 2024
Casos Eric Garner e George Floyd
Esta não é a primeira vez que algo assim acontece nos EUA. Em dois incidentes na última década, homens negros perderam a vida devido à ação policial.
Em 2014, Eric Garner foi detido por agentes em Nova York sob suspeita de venda ilegal de cigarros. Mesmo afirmando repetidamente que não conseguia respirar, Garner foi mantido imobilizado e acabou falecendo. O policial responsável não enfrentou acusações pelo uso da manobra de asfixia.
Outro caso que gerou grande repercussão foi o de George Floyd, ocorrido em Minneapolis em 2020. Floyd, um homem negro de 46 anos, foi imobilizado pelo policial branco Derek Chauvin, com uma técnica semelhante à aplicada em Tyson – com o joelho do agente pressionando seu pescoço.
O caso de Floyd desencadeou uma nova onda de protestos por todo o país. A frase “I can’t breathe” (“Eu não consigo respirar”, em português) tornou-se um slogan para movimentos que lutam contra os abusos policiais dirigidos à população negra, como o Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/b/T/4s0ToPSYmueg2yE1qBzA/2021-06-25t193844z-145513919-rc2u7o90v7tg-rtrmadp-3-usa-race-georgefloyd.jpg)
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link