VÍDEO: Homens são resgatados por helicóptero após ficarem ilhados no litoral de SP

Atualizado em 20 de fevereiro de 2023 às 13:06
Dois homens ilhados são resgatados em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo
Foto: Reprodução/Montagem

Dois homens ilhados em cima de uma pedra em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, foram resgatados por um helicóptero na manhã desta segunda-feira (20), às 9h26. A cidade litorânea é uma das mais afetadas pelas fortes chuvas deste final de semana. O momento do resgate foi registrado em um vídeo.

No vídeo em questão, registrado pelo piloto do veículo aéreo, dois agentes estão socorrendo os homens e ajudando-os a entrar no helicóptero. O cenário é de destruição com muita lama e troncos de árvores derrubadas, os homens foram salvos em cima de uma pedra enquanto ainda chovia. Não se sabe do estado de saúde deles.

Os dois foram resgatados por uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER). Os homens estavam ilhados na altura do km 174+500 da SP-055, na Rodovia Dr. Manuel Hyppólito Rego.

Segundo a jornalista Paula Maria Prado, do UOL, a prefeitura de São Sebastião decretou estado de calamidade pública. Até então, das 36 mortes confirmadas em decorrência das chuvas no litoral paulista, 35 aconteceram na cidade, que registrou em 48h o volume de chuva acumulado de 649 mm.

O prefeito da cidade Felipe Augusto (PSDB) disse na manhã deste domingo (20) que, segundo uma previsão da prefeitura, o número de mortes provocadas pelas chuvas pode aumentar no litoral. A primeira morte confirmada pela administração municipal foi de uma criança.

“Com a previsão (de novas chuvas), temos que fazer a retirada das pessoas das áreas de risco, a acomodação nas escolas e uma operação rápida de áreas com iminente risco de desabamento”, declarou o prefeito.

Os moradores de São Sebastião, que está a 197 quilômetros de São Paulo, continuam isolados por causa de alagamentos de deslizamentos de terra. Até o momento, há informações de ao menos 338 pessoas desalojadas, mais de 30 feridos e 10 pessoas em estado grave. A estimativa inicial era que cerca de cem pessoas ficaram desabrigadas. A situação tomou proporções inesperadas.

Assista ao vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link