VÍDEO – Humorista alemã denuncia racismo em SC: “Achou o produtor no campo de concentração”

Atualizado em 3 de novembro de 2023 às 20:59
Montagem de fotos de Lea Maria Jahn falando para a câmera
Lea Maria Jahn em vídeo no qual denunciou racismo contra produtor – Reprodução

A comediante alemã Lea Maria Jahn, renomada por seus espetáculos de stand-up que exploram as diferenças culturais entre alemães e brasileiros, utilizou suas redes sociais na última quarta-feira (1º) para denunciar um incidente de injúria racial que testemunhou contra seu produtor.

Em outubro, Lea visitou diversas cidades de Santa Catarina para apresentar seus shows, incluindo sua primeira visita à Oktoberfest de Blumenau, uma festa tradicional de origem alemã.

Ela expressou sua gratidão pela calorosa recepção que recebeu no evento, mas também compartilhou vídeos humorísticos destacando situações que vivenciou no estado, o que desencadeou indignação entre alguns grupos, notadamente o “Bonde do Pato,” uma das atrações do evento.

Lea explicou sua intenção. “Esses dias postei um vídeo falando sobre minha experiência em Santa Catarina durantes os shows nas últimas semanas. Fui para a Oktoberfest pela pela primeira vez, participei do desfile em Blumenau fui muito bem recebida pelo Bonde do Pato. As pessoas falando alemão, cantando músicas alemãs que eu não ouvia há mais de 10 anos, realmente deixou me sentindo em casa”, detalhou.

“Lamento que em algum momento o pessoal do Bonde do Pato tenha se sentido ofendido, por que não foi minha intenção. Usei o momento de festa e comemoração para falar sobre minha experiência no estado, como faço em todas as viagens, e falo com humor sobre as diferenças culturais”.

Ela prosseguiu descrevendo um incidente chocante que testemunhou em Jaraguá do Sul, no qual alguém fez uma referência clara aos campos de concentração nazistas ao perguntar “em que campo de concentração” seu produtor havia sido encontrado.

Lea expressou sua consternação perante a situação e enfatizou a importância de combater o racismo, enfatizando que “comentários como esses em Jaraguá do Sul são considerados crimes hediondos.”

Em 28 de outubro, o grupo “Bonde do Pato,” que tradicionalmente participa do desfile da Oktoberfest em Blumenau, emitiu um comunicado repudiando um outro vídeo de Lea Maria Jahn, no qual ela relatou casos de racismo e importunação sexual que presenciou no evento.

O grupo afirmou que esses crimes não tinham relação com eles e destacou que a comediante usou imagens de alegria e diversão para abordar um tema desconexo com o desfile.

O Bonde do Pato enfatizou seu compromisso em receber turistas de todo o Brasil e do mundo, incluindo alemães que apreciam suas tradições, e ressaltou que não compactuaria com a falta de respeito a suas tradições ou tentativas de associar o grupo a incidentes não relacionados.

A equipe jurídica do Bonde do Pato entrou em contato com a humorista e conseguiu a remoção imediata do vídeo, reiterando que os crimes mencionados não tinham qualquer ligação com o desfile ou o grupo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link