VÍDEO: Indicada de Biden para a embaixada no Brasil diz que eleições serão livres e justas, apesar de Bolsonaro

Atualizado em 18 de maio de 2022 às 15:48
Elizabeth Bagley
Foto: Divulgação

A indicada do presidente Joe Biden para ser a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, disse nesta quarta-feira (18) que as eleições no Brasil não serão em um momento fácil por causa dos comentários de Jair Bolsonaro (PL), mas que as instituições do país estão preparadas para confrontar pressões antidemocráticas.

“[O presidente Jair] Bolsonaro tem dito muitas coisas, mas o Brasil tem sido uma democracia, tem instituições democráticas, Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão. Eles têm todas as instituições democráticas para realizar eleições livres e justas”, disse Bagley ao ser questionada sobre as eleições no Brasil durante sabatina.

“Ao longo de 30 anos, monitorei muitas eleições. E eu sei que não será um momento fácil, muito em razão dos comentários [de Bolsonaro]”, disse a indicada.

“Mas apesar desses comentários, há uma base institucional. O que continuaremos a fazer é mostrar nossa confiança e nossa expectativa de que eles terão eleições livres e justas”, afirmou.

Veja o vídeo

Em seu discurso de abertura, a diplomata ainda falou sobre outro tema que é recorrentemente criticado no governo Bolsonaro e disse que terá como principal bandeira o combate ao desmatamento e aos crimes ambientais.

“Uma das minhas maiores prioridades será encorajar esforços para aumentar a ambição climática e reduzir dramaticamente o desmatamento, proteger os defensores [da floresta] e processar crimes ambientais e atos de violência correlatos”, afirmou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link