VÍDEO: Indígenas destroem equipamento de TV americana; jornalista da Globo tem o rosto pintado

Atualizado em 12 de outubro de 2020 às 23:41

Os equipamentos de uma TV americana foram destruídos por garimpeiros do povo mundurucu durante um protesto em Itaituba, no Pará.

Este incidente faz parte da escalada da tensão entre indígenas favoráveis e contrários à exploração do ouro, uma atividade ilegal dentro de terras indígenas.

A equipe da Vice TV, incluindo o jornalista e apresentador Pedro Andrade da Globo, foi hostilizada na última terça-feira (6) durante a cobertura jornalística do bloqueio do entroncamento da BR-163 com a BR-230 (Transamazônica).

O protesto, feito por garimpeiros mundurucus e não indígenas, exigia a legalização da atividade, uma promessa do governo Jair Bolsonaro (sem partido).

“Vocês não podem pegar um avião e ficar filmando assim. Senão, as coisas vão ficar difíceis. Vocês pensam que é só vocês que têm o poder de mandar as ONGs, mandar avião, fazer isso? Não”, disse um dos mundurucus com microfone em punho.

“Se vocês forem lá na nossa aldeia, lá nós temos televisão, lá nós precisamos de voadeiras [lanchas], nós precisamos de carro, nós também precisamos comer comida boa, entendeu?”, prosseguiu.

“Eu quero pedir desculpas caso a gente tenha atrapalhado. Mas eu não quero que o senhor ache que eu vim aqui para fabricar uma história”, disse Pedro Andrade tentando apaziguar os ânimos.

O antropólogo bolsonarista Edward Luz, que tem assessorado invasões de terras indígenas no Pará, tentou convencer os mundurucus a conversarem com a Vice TV.

Foi em vão, pois Pedro Andrade e a equipe tiveram seus rostos pintados. Em seguida, a câmera e microfone foram destruídos a pauladas.

Veja: