VÍDEO – Indígenas fazem festa com derrubada do marco temporal pelo STF

Atualizado em 21 de setembro de 2023 às 16:02
Indígenas comemoram derrubada do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

Indígenas reunidos em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) comemoraram a derrubada do marco temporal. O grupo está reunido em Brasília, nesta quinta (21), para acompanhar o julgamento da aplicação da tese a territórios indígenas.

“Eu estou sentindo um alívio em poder ter meu território de volta. A gente passou por muita coisa, não consigo descrever o que estou sentindo. É um alívio sentimento de vitória, sentimento pelos antepassado”, afirmou Jaciara Priprá, da etnia Xokleng, ao g1.

Veja:

A Corte formou maioria para derrubar a tese durante a sessão desta quinta. Com o voto de Luiz Fux, o placar chegou em seis a dois, o suficiente para negar o uso do marco temporal em processos de disputa de terras. Na sequência, votou Cármen Lúcia, que também acompanhou o relator e deixou o placar em sete a dois.

Além de Fux e Cármen, os ministros Edson Fachin (relator), Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin e Dias Toffoli votaram contra a aplicação da tese. Somente André Mendonça e Nunes Marques se manifestaram a favor.

O marco temporal é uma tese criada por ruralistas que prevê que povos indígenas só possam reivindicar terras ocupadas antes da promulgação da Constituição de 1988. A decisão do Supremo terá repercussão geral e vai afetar mais de 200 outros processos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.