VÍDEO: Inimigo do PCC, delegado Ruy Ferraz Pontes é executado no litoral de SP

Atualizado em 15 de setembro de 2025 às 23:14
Ruy Ferraz Fontes e carro capotado. Foto: Reprodução

O ex-delegado geral de São Paulo, Ruy Ferraz Pontes, foi morto a tiros de fuzil na tarde desta segunda-feira (15) em Praia Grande, no litoral paulista. Pontes tinha histórico de enfrentamento ao Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios paulistas.

Atualmente, ele exercia o cargo de secretário de Administração da cidade de Praia Grande. A morte ocorreu em via pública, quando homens armados abriram fogo contra o veículo em que ele estava. Testemunhas relataram intensa troca de disparos.

Pontes, que já ocupou a chefia da Polícia Civil de São Paulo, havia comandado operações relevantes contra o crime organizado durante sua carreira. O delegado era considerado um dos principais alvos do PCC após ter liderado investigações que enfraqueceram setores do grupo criminoso.

De acordo com informações preliminares, os autores dos disparos utilizaram armas de uso restrito, incluindo fuzis. O ataque, segundo investigadores, tem características de execução planejada.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis. Equipes do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) acompanham o caso.

A Prefeitura de Praia Grande confirmou o falecimento do secretário e lamentou a perda. Mais informações sobre o ataque e o andamento das investigações devem ser divulgadas nas próximas horas.