VÍDEO: Intelectuais pedem que ONU fiscalize ataques de Bolsonaro às eleições

Atualizado em 23 de maio de 2022 às 23:11
Sérgio Abranches explica pedido do Observatório para Monitoramento dos Riscos Eleitorais. Foto: Reprodução

Intelectuais e instituições brasileiras pedem à ONU (Organização das Nações Unidas) que envie uma missão ao país para fiscalizar os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral. O sociólogo e cientista político Sérgio Abranches é um dos autores do pedido. O Observatório para Monitoramento dos Riscos Eleitorais do Brasil encaminhou à Organização das Nações Unidas enviou um pedido.

“É uma queixa ao relator especial das Nações Unidas para a independência de juízes. que é uma organização que cuida exatamente da independência do Judiciário. Nessa queixa, o que o observatório faz é dizer o seguinte: ‘olha, o sistema judicial brasileiro está sob ataque’. O Brasil tem um sistema de justiça eleitoral independente, autônomo, separado do sistema de provimento de justiça comum, e está sob ataque. E isso ameaça a credibilidade das eleições”, explica Abranches.

Segundo ele, Bolsonaro tem um plano para anular as eleições em caso de derrota. “Ninguém sabe qual a quantidade de apoio militar que Bolsonaro tem. Por isso é importante que se mobilize”, afirma. Ele pede que a ONU envie uma missão para verificar as condições das eleições e dê maior visibilidade internacional ao processo eleitoral brasileiro.

Abranches diz que a PGR (procuradoria-Geral da República) e a Câmara dos Deputados foram “capturadas” pelo presidente, o Senado Federal “tem atuado com certa timidez” e “ficou só o Judiciário”.

“A gente não espera que a ONU tenha um poder de sanção, tenha um poder efetivo. Mas ela tem um poder moral e ela tem a capacidade de dar essa visibilidade global, de alertar a imprensa mundial para o que está acontecendo no Brasil”, prossegue.

Veja o vídeo de Abranches:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link