VÍDEO – Israel bombardeia Líbano e atinge jornalistas da Reuters

Atualizado em 13 de outubro de 2023 às 14:08
Uma equipe Reuters filmava a fronteira quando foi vítima de ataque. Foto: reprodução

Uma equipe de jornalistas da Reuters, agência internacional de notícias, foi alvo de bombas israelenses na fronteira do Líbano nesta sexta-feira (13). A GloboNews retransmitia as imagens ao vivo do confronto entre Israel e Hezbollah, quando estrondos podem ser ouvidos. Na sequência, a imagem é coberta por nuvens e uma voz femina grita: “O que aconteceu? Não consigo sentir minhas pernas”.

Segundo o jornal libanês “The 961”, o jornalista Issam Abdullah morreu após o ataque e outros três profissionais ficaram feridos. Eles informaram que o alvo da bomba teria sido o carro com a equipe da Reuters e, de acordo com as informações, estava claramente identificado como um automóvel usado pela imprensa.

Abdullah seria a primeira vítima civil no Líbano, onde já foi registrado até agora, segundo o jornal, sete mortes de soldados do Hezbollah e mais quatro militares de Israel.

O ataque aconteceu em um observatório que divide as cidades de Hanita, em Israel, e Aalma Al-Shaab, no Líbano. As forças israelenses consideraram que no local havia membros do Hezbollah infiltrados entre os comunicadores. O grupo libanês é tido como terrorista.

Segundo a Reuters, o observatório pertence ao exército do Líbano e, antes do ataque de hoje, militares de Israel enviaram um comunicado para as pessoas de vilarejos próximos ao local ficassem em casa, mas longe de portas e janelas. Outra cidade fronteiriça, Dhayra, também foi bombardeada ao longo da última semana.

Fontes israelenses afirmaram, segundo o jornal O Globo, que o Hezbollah planejava uma invasão pelo norte do país sionista. As Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês) informaram que os libaneses teriam causado “danos leves” na estrutura de Hanita após uma incursão dos “inimigos”. “[O Exército] está respondendo atualmente com disparos de artilharia ao território libanês”, disseram as IDF em um comunicado.

Veja sem os comentários da GloboNews: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link