VÍDEO: Israel impede chegada de ajuda humanitária do Brasil à Faixa de Gaza

Atualizado em 5 de março de 2024 às 20:06
Suprimentos chegando em Israel. Foto: Divulgação

O Exército israelense está impedindo a entrada de 30 caixas contendo filtros de água e freezers, enviados pelo Brasil como ajuda humanitária às vítimas dos bombardeios na Faixa de Gaza. A denúncia foi feita pelo deputado italiano Angelo Bonelli em vídeo e fotos publicados nesta reportagem.

Segundo o parlamentar do Partido Verde, quase 400 caixas de ajuda de diversos países estão retidas na cidade egípcia de Al Arish, a cerca de 20 km de Rafah. Bonelli, que faz parte de uma comitiva de 14 deputados italianos, lamentou o silêncio das autoridades internacionais em relação ao episódio.

No armazém, estão retidos diversos itens essenciais, como cilindros de oxigênio, camas para cuidados de longa permanência, incubadoras, geladeiras, barracas e muletas. Até mesmo produtos como medicamentos e biscoitos de chocolate foram recusados por Israel.

Segundo o deputado, a justificativa do Exército israelense de que os produtos oferecem “risco” à segurança do país não tem plausibilidade. Até o momento, o Itamaraty e a Embaixada de Israel no Brasil não se pronunciaram sobre o assunto.

Angelo Bonelli. Foto: Reprodução

Nos últimos dias, um hospital pediátrico na Faixa de Gaza registrou o trágico falecimento de pelo menos 12 crianças. Além disso, dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira revelam que uma em cada seis crianças com menos de 12 anos sofre de subnutrição aguda grave neste enclave palestino.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou visitas aos hospitais al-Awda e Kamal Adwan, localizados no norte da Faixa de Gaza. Essa foi a primeira vez desde outubro de 2023, quando teve início a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que a agência da ONU conseguiu acessar essas instalações.

É crucial destacar que desde o início dos ataques perpetrados pelo Hamas contra Israel, foram constatados mais de 1.400 mortes e 240 sequestros, em 150 dias de conflito armado. Ao longo desse período, mais de 30 mil indivíduos perderam suas vidas e cerca de 72 mil foram feridos na Faixa de Gaza, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde da Palestina.

O governo de Benjamin Netanyahu tem enfrentado um crescente isolamento internacional, com críticas intensificadas, inclusive de aliados como os Estados Unidos. A relação entre Brasil e Israel também está estremecida desde as acusações do presidente Lula de genocídio por parte de Israel.

Confira o video:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.