VÍDEO: Israel impede chegada de ajuda humanitária do Brasil à Faixa de Gaza

Atualizado em 5 de março de 2024 às 20:06
Suprimentos chegando em Israel. Foto: Divulgação

O Exército israelense está impedindo a entrada de 30 caixas contendo filtros de água e freezers, enviados pelo Brasil como ajuda humanitária às vítimas dos bombardeios na Faixa de Gaza. A denúncia foi feita pelo deputado italiano Angelo Bonelli em vídeo e fotos publicados nesta reportagem.

Segundo o parlamentar do Partido Verde, quase 400 caixas de ajuda de diversos países estão retidas na cidade egípcia de Al Arish, a cerca de 20 km de Rafah. Bonelli, que faz parte de uma comitiva de 14 deputados italianos, lamentou o silêncio das autoridades internacionais em relação ao episódio.

No armazém, estão retidos diversos itens essenciais, como cilindros de oxigênio, camas para cuidados de longa permanência, incubadoras, geladeiras, barracas e muletas. Até mesmo produtos como medicamentos e biscoitos de chocolate foram recusados por Israel.

Segundo o deputado, a justificativa do Exército israelense de que os produtos oferecem “risco” à segurança do país não tem plausibilidade. Até o momento, o Itamaraty e a Embaixada de Israel no Brasil não se pronunciaram sobre o assunto.

Angelo Bonelli. Foto: Reprodução

Nos últimos dias, um hospital pediátrico na Faixa de Gaza registrou o trágico falecimento de pelo menos 12 crianças. Além disso, dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira revelam que uma em cada seis crianças com menos de 12 anos sofre de subnutrição aguda grave neste enclave palestino.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou visitas aos hospitais al-Awda e Kamal Adwan, localizados no norte da Faixa de Gaza. Essa foi a primeira vez desde outubro de 2023, quando teve início a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que a agência da ONU conseguiu acessar essas instalações.

É crucial destacar que desde o início dos ataques perpetrados pelo Hamas contra Israel, foram constatados mais de 1.400 mortes e 240 sequestros, em 150 dias de conflito armado. Ao longo desse período, mais de 30 mil indivíduos perderam suas vidas e cerca de 72 mil foram feridos na Faixa de Gaza, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde da Palestina.

O governo de Benjamin Netanyahu tem enfrentado um crescente isolamento internacional, com críticas intensificadas, inclusive de aliados como os Estados Unidos. A relação entre Brasil e Israel também está estremecida desde as acusações do presidente Lula de genocídio por parte de Israel.

Confira o video:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link