VÍDEO: Janja mostra danos que encontrou no Palácio Alvorada após saída de Bolsonaro

Atualizado em 5 de janeiro de 2023 às 20:04
Janja no Palácio do Alvorada
Foto: Reprodução/GloboNews

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, apontou diversos danos no Palácio do Alvorada, encontrados após a saída da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista a GloboNews, Janja mostrou danos em tapetes, infiltração, janelas quebradas e obras de arte que não estão lá e que ainda não foram rastreadas para se saber onde estão.

O estado geral do edifício, que é considerado um dos mais icônicos de Brasília, exige muitos reparos, de acordo com a jornalista Natuza Nery, da GloboNews. A pequena reforma deve atrasar a ida de Janja e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para morar no Alvorada.

Tapete rasgado no Palácio da Alvorada; primeira-dama, Janja, mostrou ao blog a situação da residência oficial — Foto: Reprodução/GloboNews
Tapete rasgado no Palácio da Alvorada. Foto: Repodução/GloboNews
Sofá rasgado no Palácio da Alvorada — Foto: Reprodução/GloboNews
Sofá rasgado no Palácio da Alvorada. Foto: Reprodução/GloboNews

A sala de estado, que é usada para reuniões de trabalho da Presidência da República, está com o assoalho solto. Janja também mostrou obras de arte que foram danificadas pelo sol. Além disso, objetos de Bolsonaro foram deixados para trás, como sua caneta “bic”, que estava na mesa da biblioteca oficial onde eram realizadas as suas lives.

Sala de estado está com tábuas soltas no chão. Foto: Reprodução/GloboNews

Segundo a primeira-dama, Lula “ficou mexido” e “um tanto decepcionado” ao visitar o Alvorada na terça-feira (3) e encontrar o prédio nesta situação. O petista morou lá por oito anos, durante os seus dois mandatos como presidente.

Lula chegou a plantar um pé de mandacaru na propriedade. Mas, ao chegar no palácio, a árvore não foi encontrada e havia sido retirada, o que deixou o presidente decepcionado.

Segundo Natuza, a intenção de Janja é iniciar uma reforma nos próximos 20 dias, na parte da residência no Alvorada, para que seja feita a mudança do presidente. Outra reforma deve ser realizada em uma área privada e na parte pública enquanto ela e Lula já estiverem morando lá.

Áreas do Palácio da Alvorada apresentam infiltração — Foto: Reprodução/GloboNews
Áreas do Palácio da Alvorada têm infiltração. Foto: Reprodução/GloboNews

A primeira-dama também tem a intenção de tombar móveis históricos que estão no Alvorada. “O prédio é tombado. Estamos pensando em fazer o tombamento das coisas que estão dentro do Alvorada. Para que não aconteça mais isso, de um governante chegar e retirar as coisas que são patrimônio do Estado brasileiro”, afirmou Janja.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link