VÍDEO – Janones denuncia agressão física e sexual por deputados bolsonaristas

Atualizado em 14 de julho de 2025 às 13:47
Deputados bolsonaristas cercam Janones no Plenário da Câmara. Foto: Divulgação

O deputado federal André Janones (Avante-MG) registrou uma queixa de lesão corporal, injúria e importunação sexual contra dois deputados da oposição. O boletim de ocorrência, obtido pelo Metrópoles, relata que ele foi vítima das agressões no plenário da Câmara, na quarta-feira (9), durante o pronunciamento do deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

Segundo Janones, ele estava gravando um vídeo quando foi cercado por um grupo de bolsonaristas durante a fala de Nikolas. “Está ali, defendendo o canalha que agora quer taxar os brasileiros”, disse o parlamentar em suas redes sociais.

Foi nesse momento que o grupo adversário se aproximou gritando “Não à rachadinha”, em referência às acusações contra o deputado. O confronto se intensificou quando o deputado Sargento Gonçalves (PL/RN) se aproximou e desferiu uma paulistinha (chute atrás do joelho) em Janones. A agressão foi capturada em um vídeo feito por outro parlamentar.

De acordo com o depoimento de Janones, ele tentou retornar ao seu lugar quando foi impedido por cerca de 20 deputados, incluindo Evandro Gonçalves da Silva Junior (Sargento Gonçalves) e Giovani Cherini (PL-RS).

Ele relatou ter sido agredido com socos no abdômen e nas costas, além de chutes nas pernas. Em seu depoimento, Janones também detalhou que foi empurrado e apalpado nas partes íntimas, além de ter sido alvo de ofensas verbais como “bandido, ladrão, vagabundo, chupador de rola”.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que iniciou uma investigação sobre as agressões.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.