VÍDEO – Janones denuncia agressão física e sexual por deputados bolsonaristas

Atualizado em 14 de julho de 2025 às 13:47
Deputados bolsonaristas cercam Janones no Plenário da Câmara. Foto: Divulgação

O deputado federal André Janones (Avante-MG) registrou uma queixa de lesão corporal, injúria e importunação sexual contra dois deputados da oposição. O boletim de ocorrência, obtido pelo Metrópoles, relata que ele foi vítima das agressões no plenário da Câmara, na quarta-feira (9), durante o pronunciamento do deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

Segundo Janones, ele estava gravando um vídeo quando foi cercado por um grupo de bolsonaristas durante a fala de Nikolas. “Está ali, defendendo o canalha que agora quer taxar os brasileiros”, disse o parlamentar em suas redes sociais.

Foi nesse momento que o grupo adversário se aproximou gritando “Não à rachadinha”, em referência às acusações contra o deputado. O confronto se intensificou quando o deputado Sargento Gonçalves (PL/RN) se aproximou e desferiu uma paulistinha (chute atrás do joelho) em Janones. A agressão foi capturada em um vídeo feito por outro parlamentar.

De acordo com o depoimento de Janones, ele tentou retornar ao seu lugar quando foi impedido por cerca de 20 deputados, incluindo Evandro Gonçalves da Silva Junior (Sargento Gonçalves) e Giovani Cherini (PL-RS).

Ele relatou ter sido agredido com socos no abdômen e nas costas, além de chutes nas pernas. Em seu depoimento, Janones também detalhou que foi empurrado e apalpado nas partes íntimas, além de ter sido alvo de ofensas verbais como “bandido, ladrão, vagabundo, chupador de rola”.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que iniciou uma investigação sobre as agressões.