VÍDEO: Javier Milei canta e ataca esquerda durante lançamento de livro

Atualizado em 22 de maio de 2024 às 23:18
Javier Milei canta durante apresentação no lançamento de seu livro. (Foto: Reprodução)

O lançamento do novo livro de Javier Milei, presidente da Argentina, se transformou em um “show” na noite desta quarta-feira (22). A apresentação ocorreu no Luna Park, um espaço de apresentações em Buenos Aires.

O evento, originalmente programado para ser apenas o lançamento do livro sobre teoria econômica, foi marcado pela performance musical de Milei, que cantou rock com uma banda. Além disso, o chefe de estado argentino ainda aproveitou o momento para direcionar críticas e ataques à esquerda.

Segundo a equipe do presidente, os custos do evento foram cobertos por Milei e parceiros, sem utilização de recursos do estado.

O ultraliberal subiu ao palco com quase uma hora de atraso, sendo aplaudido pelo público de aproximadamente 6.000 pessoas. A canção principal, que já se tornou um marco para o presidente, continha frases como “eu sou o rei” e “sou o leão”. Durante a apresentação, ele não poupou críticas à classe política tradicional, que chama de “casta”.

Livro de Milei

O presidente lançou seu livro “Capitalismo, Socialismo y la trampa neoclássica”, uma obra de 376 páginas publicada pela editora Planeta. No primeiro capítulo, ele compila vários discursos que fez desde que assumiu a presidência em dezembro. Os outros capítulos são dedicados a teorizar e reforçar suas críticas ao socialismo e ao Estado de bem-estar social, defendendo com fervor o liberalismo econômico.

Ataques

Durante o evento, Milei também atacou o Foro de São Paulo e o Grupo de Puebla, que reúnem partidos e líderes de esquerda da América Latina, além de criticar o kirchnerismo. A mobilização de sua base de apoio ocorre em um momento desafiador para sua administração, que enfrenta dificuldades para aprovar seu pacote de mudanças econômicas no Senado.

O pacotão liberal de Milei e suas mudanças fiscais foram aprovados na Câmara dos Deputados com maioria confortável, mas estão parados no Senado, onde o governo tem apenas 7 cadeiras das 72 totais. Essa situação prejudicou o andamento de outro grande anúncio de Milei, o Pacto de Maio, que pretendia ser um acordo econômico com governadores e líderes partidários.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link