VÍDEO – Jogadores da Inglaterra se ajoelham em protesto contra veto de braçadeiras LGBT+

Atualizado em 21 de novembro de 2022 às 13:44
Jogadores da Inglaterra ajoelham em protesto contra homofobia
Foto: Reprodução/Reuters

Na manhã desta segunda-feira (21), um comunicado divulgado poucas horas antes da estréia da Inglaterra na Copa do Mundo, no Catar, informou que as seleções não poderiam usar a braçadeira “One Love”. Em resposta a isso, os jogadores ingleses se ajoelharam no gramado e protestaram contra a decisão da Fifa antes do início da partida, no Estádio Internacional Khalifa.

O Catar, país-sede da Copa do Mundo deste ano, condena relacionamentos de pessoas do mesmo sexo. O Código penal do país prevê leis contra relacionamentos LGBTQIA+. O país, frequentemente, recebe várias críticas pelo seu histórico de problemas relacionados aos direitos humanos

Com receio de punições por parte da Fifa, que poderiam ir de multas até mesmo sanções esportivas, sete seleções europeias informaram seus capitães não poderão utilizar as braçadeiras contra o preconceito e confirmaram que não colocarão os jogadores como alvo de possíveis problemas disciplinares.

Ainda assim, antes do jogo, o capitão da seleção inglesa foi a campo com a braçadeira dada pela Fifa, com a frase “No discrimination” que significa, em tradução, “Não à discriminação”.

O centro-avante Harry Kane, da Inglaterra, usaria a braçadeira “One Love”. Todos os jogadores da seleção se ajoelharam antes do jogo.

Segundo o Globo Esporte, o ato não é algo inédito. O protesto começou a ser usado na Premier League após o assassinato de George Floyd, um homem negro sufocado por um policial branco nos Estados Unidos.

“A Fifa tem sido muito clara que vai impor sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo. Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição na qual poderiam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões. Então, pedimos aos capitães que não tentem vestir as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo”, informou a nota oficial.

Veja o vídeo: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link