VÍDEO: Jornal Nacional mostra as joias do escândalo de Bolsonaro com os sauditas

Atualizado em 9 de março de 2023 às 23:00
Estojo das joias apreendidas pela Receita Federal. TV Globo

O Jornal Nacional, da TV Globo, teve acesso ao depósito do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde estão as joias sauditas apreendidas pela Receita Federal em outubro de 2021.

Conforme revelado pelo Estadão, o governo de Jair Bolsonaro (PL) tentou trazer de forma irregular um conjunto de joias enviadas pelo governo da Arábia Saudita. As peças avaliadas em R$ 16,5 milhões seriam um presente à então primeira-dama Michelle Bolsonaro. As joias, no entanto, foram confiscadas quando o militar Marcos André dos Santos Soeiro, assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, tentou entrar com os objetos no país.

Outro pacote, com joias masculinas, passou despercebido pelo Fisco e foi parar no acervo pessoal de Bolsonaro.

O auditor Mario de Marco, que atualmente comanda a Alfândega do aeroporto, era o chefe da Divisão de Conferência de Bagagem naquela época. Ele fazia parte da equipe de auditores fiscais que impediu a entrada das joias.

Relógio cravejado de brilhantes, um dos componentes do presente saudita dado a Bolsonaro. TV Globo

Segundo De Marco, fiscalizações como essa são rotina em aeroportos do mundo todo. O Brasil é um dos poucos países que fiscalizam todos os passageiros por meio de um sofisticado sistema eletrônico.

“A fiscalização da Receita Federal é feita por critérios impessoais e análise técnica. Existe um sistema desenvolvido pela Receita Federal que faz o cruzamento de dezenas de dados de todos os voos que desembarcam no aeroporto de Guarulhos. Esse cruzamento, aliado à uma equipe de inteligência, indica os passageiros com um possível risco aduaneiro, que devem ser vistoriados. Eu acho que é importante frisar que a Receita Federal trabalha com critérios técnicos e impessoais. Não existe um servidor que faça todo o serviço. Cada um faz a sua etapa do serviço de forma correta e é assim que a gente segue, para que as coisas sejam aplicadas, que a legislação seja aplicada de forma correta, sem nenhum erro, desvio ou equívoco”, ressalta.

Apesar das pressões do governo Bolsonaro para tentar reaver as peças, elas seguem retidas no depósito do órgão. O depósito fica em uma área de segurança do aeroporto, fortemente vigiada 24h por dia e com acesso restrito.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link