VÍDEO: José Dirceu volta ao Congresso após 19 anos em sessão sobre golpe militar

Atualizado em 2 de abril de 2024 às 14:48
José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil. Foto: reprodução

Nesta terça-feira (2), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu participou de uma sessão especial do Senado destinada a celebrar a democracia brasileira em referência aos 60 anos do golpe militar, que aconteceu em 1964. Sua participação representa o retorno ao Congresso Nacional após 19 anos.

Dirceu relembrou sua última ida ao Congresso, ocorrida quando teve seu mandato cassado em 2005, durante o escândalo do mensalão. Desde então, o político foi condenado no âmbito do mensalão e também teve seu nome citado em desdobramentos da Operação Lava-Jato.

“Quando recebi o convite do senador Randolfe, quase não aceitei. Desde a madrugada de 1° de dezembro, quando a Câmara dos Deputados cassou meu mandato, que o povo de São Paulo tinha me dado pela terceira vez, eu nunca mais voltei ao Congresso Nacional. Mas acredito que João Goulart merecia e merece a minha presença aqui”, discursou.

Veja o evento na íntegra a partir da fala de Dirceu:

O retorno de Dirceu aos holofotes da política aconteceu durante a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência em 2022. Recentemente, ele organizou um jantar pelo seu 78° aniversário que contou com a presença de diversas autoridades políticas como Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Geraldo Alckmin, vice-presidente, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.

O ex-ministro foi convidado para a sessão especial pelos organizadores e pelo Conselho Editorial do Senado, que lançou um dos livros durante o evento. O presidente da sessão, senador Randolfe Rodrigues, destacou a importância da presença de Dirceu no plenário.

“Destaco e agradeço a presença, nesta mesa, deste companheiro, que agradeço a Deus a possibilidade de, na minha formação política, ter sido um dos formadores dos melhores momentos do Partido dos Trabalhadores. Meu querido José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-deputado federal, militante político da resistência à ditadura entre os anos de 1960 e 1970. Zé é uma honra, para nós, ter você conosco”, disse Randolfe.

Durante o evento, Dirceu foi abordado por convidados e servidores do Senado, que o questionaram sobre seu possível retorno à política, incluindo uma candidatura à Câmara dos Deputados em 2026. Publicamente, o político desconversou, afirmando que o foco atual do PT deve ser nos anos de 2024 e 2025.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.