VÍDEO: Jovem ucraniana registra momento em que escapa de míssil russo

Atualizado em 11 de outubro de 2022 às 12:21
Uma série de ataques com mísseis atingiu a capital da Ucrânia, Kiev
Foto: Reprodução/Gleb Garanich/Reuters

Nesta segunda-feira (10), uma jovem ucraniana registrou o exato momento em que um míssil foi disparado pela Rússia contra a capital da Ucrânia, Kiev. A jovem, que ainda não teve a identidade confirmada, estava gravando um vídeo no modo “selfie”, quando, repentinamente, uma explosão aconteceu perto do local por onde ela andava.

O registro foi compartilhado massivamente por usuários nas redes sociais, incluindo páginas da rede de TV belarrusa Nexta, um grupo de comunicação dedicado a fazer cobertura de notícias do Leste Europeu. Ainda não houveram informações sobre o estado de saúde da jovem, porém, aparentemente, ela conseguiu deixar o local após a explosão, antes de finalizar seu vídeo.

Ainda nesta segunda-feira, as forças russas lançaram mais de 80 mísseis em várias cidades ucranianas, segundo as autoridades de Kiev. Foram estimadas 19 mortes e 105 pessoas feridas durantes os ataques que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), poderiam ter violado a Lei da Guerra.

Para António Guterres, o secretário-geral das Nações Unidas, os ataques se trataram de uma “escalada inaceitável de guerra” e solicitou que Moscou, a capital da Rússia, venha a “se abster de qualquer escalada” de violência.

Segundo as informações do Estadão, o Grupo dos Sete (G7), o grupo dos países mais industrializados do mundo, em resposta ao ataque, marcaram uma reunião de emergência para discutir a atual situação do conflito com o presidente da Ucrânia Volodmir Zelenski. Caso necessário, poderão reforçar um apoio para que o país possa conseguir se defender da agressão russa.

O presidente russo Vladimir Putin, informou que os bombardeios foram uma resposta direta ao ataque à ponte do Estreito de Kerch, que ligava o território russo à Crimeia. Putin avaliou a explosão como um ato de terrorismo e culpou as forças ucranianas, que não se responsabilizaram pelo ataque.

Veja o vídeo: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link