VÍDEO – Jurado de morte pelo Irã, escritor Salman Rushdie é esfaqueado no pescoço em Nova York

Atualizado em 12 de agosto de 2022 às 18:43
Salman Rushdie

O ensaísta indiano Salman Rushdie, cujos livros levaram a ameaças de morte do Irã na década de 1980, foi esfaqueado no pescoço, nesta sexta-feira (12), por um homem que subiu ao palco quando ele estava prestes a dar uma palestra no oeste de Nova York.

Segundo pessoas presentes no local, o homem confrontou Rushdie no palco da Chautauqua Institution e o esfaqueou de 10 a 15 vezes pouco antes de ele se apresentar. O autor de 75 anos caiu no chão e o autor do crime foi preso.

Rushdie foi levado de helicóptero para um hospital com uma facada no pescoço, segundo a polícia estadual. Sua condição não foi imediatamente revelada. O moderador do evento também foi agredido e sofreu um pequeno ferimento na cabeça.

O rabino Charles Savenor estava entre as centenas de pessoas na platéia. Após o ataque, os espectadores foram conduzidos para fora do anfiteatro ao ar livre.

“Esse cara correu para a plataforma e começou a bater no Sr. Rushdie. No começo você fica tipo, ‘O que está acontecendo?’, e então ficou bem claro em alguns segundos que ele estava sendo atacado”, disse Savenor. Ele afirmou que o ataque durou cerca de 20 segundos.

Rushdie tem sido um porta-voz proeminente da liberdade de expressão e das causas liberais. Seu livro de 1988 “Os Versos Satânicos” foi visto como uma blasfêmia por muitos muçulmanos. Protestos violentos contra Rushdie eclodiram na Ásia, incluindo um motim que matou 12 pessoas em Mumbai.

Veja o vídeo abaixo: