
O diretor Kleber Mendonça Filho publicou um vídeo nas redes sociais para agradecer a repercussão das quatro indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar 2026, anunciadas nesta quinta (22). Ele destacou a reação do público e o clima de expectativa durante a divulgação.
“Muito obrigado pela energia tão incrível que estamos sentindo do público brasileiro e para essas indicações”, afirmou. No vídeo, o cineasta contou que acompanhou o anúncio ao lado de amigos que participaram do projeto.
“Estávamos até agora há pouco com vários amigos aqui que ajudaram e fizeram parte do filme. Foi muito bom, dá nervoso, mas foi bom acompanhar ao vivo a transmissão”, disse. Ele também agradeceu às produtoras envolvidas na campanha do longa e celebrou o alcance do filme no circuito nacional.
“Passamos ontem de um milhão e meio de espectadores, o que é absolutamente incrível”, afirmou. Ele ainda mencionou o ator Wagner Moura, indicado ao prêmio. “Eu quero também agradecer e mandar um grande abraço ao Wagner Moura, que estava num avião quando ele soube da informação de que está indicado ao Oscar de Melhor Ator”, comentou.
O diretor lembrou o bom momento do cinema brasileiro no cenário internacional e citou o desempenho recente do país na premiação. Ele mencionou “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, como exemplo da sequência de produções nacionais reconhecidas fora do Brasil.
Ao falar sobre a origem do projeto, Kleber destacou a influência de Recife (PE) na construção do filme. “Mas eu quero lembrar uma coisa: ‘O Agente Secreto’ é uma combinação de muitas outras coisas. Por exemplo, de uma cidade que é o Recife, que tem um talento muito natural, talento nato para a cultura, para a literatura, para o teatro, para a música e, claro, para o cinema”, afirmou.
Ele ressaltou que o longa é resultado de um processo longo, inspirado em outras obras do cinema nacional, como “Amarelo Manga”, de Cláudio Assis. “‘O Agente Secreto’ é fruto de muita coisa, de políticas públicas, que são uma maneira inteligente. Está na nossa Constituição investir na identidade do próprio país”, declarou.
O diretor também defendeu o investimento em cultura e lembrou sua própria formação como espectador. “Investir no produto cultural do país é uma maneira inteligente de investir dinheiro”, disse.
Kleber ainda comemorou a presença de novos filmes brasileiros em festivais internacionais e afirmou esperar que outros projetos estejam sendo desenvolvidos no país neste momento.
Obrigado pela onda de boas energias em torno das 4 indicações de O AGENTE SECRETO. ♥️🍷
Obrigado @neonrated @vitrine_filmes o público brasileiro e o investimento público em Cultura e Educação. 🗣️🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/2Pcq8jqpHK
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) January 22, 2026