VÍDEO – Libertada por Israel, palestina presa em 2015 se emociona ao reencontrar a mãe

Atualizado em 26 de novembro de 2023 às 8:29
Marah Bakeer ao lado da mãe após ter sido libertada. Foto: Latifeh Abdellatif/Reuters

Marah Bakeer, palestina presa pelo exército israelense em 2015, quando tinha 16 anos, se emocionou ao reencontrar a mãe na noite de sexta-feira (24). A jovem foi uma das 39 pessoas libertas por Israel da prisão de Ofer, na Cisjordânia, como acordo de cessar-fogo com o Hamas.

O encontro das duas foram notificados pelos veículos de imprensa que estavam na porta da prisão. Com emoção, Marah abraçou a mãe e deu algumas entrevistas. Marah Bakeer contou à Al Jaazera que as autoridades israelenses ameaçaram prendê-los novamente caso houvesse alguma comemoração de sua parte ou dos seus familiares por conta de sua saída.

“Estou nervosa e sem palavras. Não acredito que estou livre”, disse ela, que foi detida em 2015 por esfaquear um agente da polícia fronteiriça e sentenciada a oito anos e meio de prisão. A família de Marah sempre negou as acusações.

A informação foi confirmada pelo pai de Marah, que acrescentou que foi convocado à delegacia de polícia e avisado de que não poderia demonstrar quaisquer sinais de alegria após a libertação de sua filha.

Quem são as pessoas que estão presas em Israel?

Das pessoas que foram presas, a maioria delas estava em cadeias israelenses, acusada de jogar pedras em soldados, entrar em contato com o Hamas e outras ofensas, segundo o canal britânico Sky News. No entanto, nenhuma dessas pessoas foi a julgamento.

Deste primeiro grupo de 39 libertos, 24 são mulheres e 15 menores de idade. Israel, por sua vez, publicou uma lista com 300 prisioneiros e prometeu a soltura de metade deles. Do total de nomes listados, 124 têm menos de 18 anos. O mais jovem tem 14 anos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link