VÍDEO – Líder da extrema-direita de Portugal espalha fake news sobre tragédia no RS

Atualizado em 10 de maio de 2024 às 19:12
O deputado André Ventura, líder do partido de extrema-direita português Chega. Foto: Reprodução

Líder do partido de extrema-direita Chega, de Portugal, o deputado André Ventura divulgou várias fake news sobre a catástrofe no Rio Grande do Sul em suas redes sociais. Ele é responsável por uma bancada de cinquenta deputados no Parlamento do país.

“Queria comunicá-los sobre a situação que se passa no Brasil, muito, muito particularmente no Rio Grande do Sul, onde as pessoas estão sofrendo muito com falta de alimentos e bens essenciais depois da tragédia que vimos nos últimos dias. E o governo brasileiro está a tentando esconder aquilo que se passa”, afirmou Ventura.

Ao contrário do que afirma o deputado de extrema-direita, somente nesta quinta (9), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinou R$ 8,4 milhões para a compra de 52 mil cestas, que já estão sendo entregues à população.

O Ministério da Saúde também enviou kits de emergência com capacidade para atender até 300 mil pacientes no estado. Os pacotes incluem 32 tipos de medicamentos e insumos como luvas, seringas e ataduras.

O líder extremista ainda afirmou que o governo está tentando evitar ajuda internacional, apoiando internamente as pessoas para “não reconhecer a sua falha”. A declaração é baseada em uma reportagem da Folha de S.Paulo, que afirmou que o governo Lula rejeitou uma oferta do Uruguai para ajudar o estado.

O país havia oferecido “um modelo específico de avião”, segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo (Secom), que “não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível”.

A pasta ainda informou que o governo aceitou um helicóptero oferecido pelo país vizinho e que a aeronave está sendo usada para resgatar vítimas das chuvas nos estados.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link