
Líder do partido de extrema-direita Chega, de Portugal, o deputado André Ventura divulgou várias fake news sobre a catástrofe no Rio Grande do Sul em suas redes sociais. Ele é responsável por uma bancada de cinquenta deputados no Parlamento do país.
“Queria comunicá-los sobre a situação que se passa no Brasil, muito, muito particularmente no Rio Grande do Sul, onde as pessoas estão sofrendo muito com falta de alimentos e bens essenciais depois da tragédia que vimos nos últimos dias. E o governo brasileiro está a tentando esconder aquilo que se passa”, afirmou Ventura.
Ao contrário do que afirma o deputado de extrema-direita, somente nesta quinta (9), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinou R$ 8,4 milhões para a compra de 52 mil cestas, que já estão sendo entregues à população.
O Ministério da Saúde também enviou kits de emergência com capacidade para atender até 300 mil pacientes no estado. Os pacotes incluem 32 tipos de medicamentos e insumos como luvas, seringas e ataduras.
O líder extremista ainda afirmou que o governo está tentando evitar ajuda internacional, apoiando internamente as pessoas para “não reconhecer a sua falha”. A declaração é baseada em uma reportagem da Folha de S.Paulo, que afirmou que o governo Lula rejeitou uma oferta do Uruguai para ajudar o estado.
O país havia oferecido “um modelo específico de avião”, segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo (Secom), que “não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível”.
A pasta ainda informou que o governo aceitou um helicóptero oferecido pelo país vizinho e que a aeronave está sendo usada para resgatar vítimas das chuvas nos estados.
Deputado da extrema-direita portuguesa mentindo sobre o RS pic.twitter.com/x4NQAQ1t2b
— VIDRAÇA TAMBÉM É GENTE, GENTE… (@VidrsGente) May 10, 2024