VÍDEO – Lula: “Brasil conheceu o nazismo e o fascismo durante o governo Bolsonaro”

Atualizado em 13 de julho de 2023 às 22:10
Lula discursando com microfone na mão e roupa social azul
Lula discursando no 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes – Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença no 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, e disse que o Brasil conheceu o fascismo e o nazismo durante os quatro anos de gestão de Jair Bolsonaro (PL).

“Vocês precisam compreender uma coisa: como a democracia é importante. Há muito pouco tempo vocês conheceram o que é o fascismo, vocês conheceram o que é o nazismo, vocês conheceram apenas em quatro anos como é que se pode destruir a democracia e destruir as conquistas que às vezes a gente leva séculos para conquistar”, afirmou.

O chefe do governo, que esteve acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, continuou: “E eu espero que a gente tenha aprendido uma lição, a lição de que a democracia pode não ser a coisa mais perfeita que a humanidade criou, mas não tem nada igual ela”.

No congresso estudantil, que teve início na quarta-feira (12) e vai até domingo (16) na capital federal, jovens entregaram a Lula uma carta com as principais demandas da área de educação.

De acordo com o petista, as pautas que foram reinvindicadas são “longas, árduas e apimentadas”, mas que uma gestão como a dele é capaz de aprovar as ideias propostas pelos estudantes.

No primeiro dia do evento, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi vaiado por algumas pessoas ao discursar. Ele defendeu a democracia e a liberdade, falando em superar a ditadura e o bolsonarismo.

“Eu saio daqui com a energia renovada. Pela concordância e pela discordância. Porque essa é a democracia que nós conquistamos. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo, para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, pontuou o magistrado.

Já nesta quinta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), definiu a declaração de Barroso como “inadequada, inoportuna e infeliz”. “Na data de ontem, em Congresso da União Nacional dos Estudantes, utilizei a expressão ‘Derrotamos o Bolsonarismo’, quando na verdade me referia ao extremismo golpista e violento que se manifestou no 8 de janeiro e que corresponde a uma minoria”, explicou o ministro.

“Jamais pretendi ofender os 58 milhões de eleitores do ex-presidente nem criticar uma visão de mundo conservadora e democrática, que é perfeitamente legítima. Tenho o maior respeito por todos os eleitores e por todos os políticos democratas, sejam eles conservadores, liberais ou progressistas”, completou Barroso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link