VÍDEO: Lula chama Bolsonaro de “covardão” e diz que o país correu risco de ter um golpe

Atualizado em 18 de março de 2024 às 11:15
Lula e Bolsonaro. Foto: reprodução

Na abertura da primeira reunião ministerial de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o plano de golpe só não se concretizou por falta de adesão de membros das Forças Armadas e porque o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “era um covardão”.

“O governo anterior, como vocês sabem, nunca se preocupou em governar esse país, nunca se preocupou com a economia, com políticas de inclusão social. Ele se preocupava em estimular o ódio entre as pessoas, mentiras – e continua do mesmo jeito. E nós hoje temos mais clareza do significado do 8 de janeiro [de 2023], porque a gente já sabe o que aconteceu no mês de dezembro”, iniciou o petista.

Lula ainda disse que o país correu sério risco de golpe: “Hoje a gente tem clareza, por depoimentos de gente que fazia parte do governo dele ou que estava no comando das Forças Armadas, de gente que foi convidada pelo presidente para fazer um golpe. Então se há três meses, quando a gente falava em golpe, parecia apenas insinuação, hoje nós temos certeza que esse país correu sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022”.

Em seguida, o chefe do Executivo afirmou que Bolsonaro não teve coragem de executar aquilo que planejou, ficou chorando quase um mês no Palácio do Planalto, em Brasília, e preferiu fugir para os Estados Unidos na expectativa de que algo pudesse acontecer.

“E não teve golpe não só porque algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas não quiseram fazer, não aceitaram a ideia do presidente, mas também porque o presidente é um covardão. Ele não teve coragem de executar aquilo que planejou”, disparou.

“Ele ficou aqui no Palácio chorando quase um mês e preferiu fugir para os Estados Unidos em vez de fazer o que havia prometido, na expectativa de que, fora do país, o golpe pudesse acontecer. Eles financiaram pessoas na porta dos quartéis para tentar estimular a sequência do golpe.”

Assista abaixo:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link