VÍDEO: Lula chama Bolsonaro de “genocida” e se desculpa com Fernández pelas “grosserias” do ex-capitão

Atualizado em 23 de janeiro de 2023 às 16:16
Lula e Alberto Fernández (Foto: Presidência da República)

Nesta segunda-feira (23), em discurso ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, o presidente Lula (PT) pediu desculpas ao povo argentino pelas “grosserias” proferidas contra ele por Jair Bolsonaro (PL), a quem se referiu como “genocida”.

“Estou pedindo desculpas para o povo argentino por todas as grosserias do último presidente brasileiro [Jair Bolsonaro] – que eu trato como genocida por conta da falta de cuidado na pandemia – e por todas as ofensas que ele fez contra Fernández”, disse.

O presidente afirmou ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não respeitou a Constituição e se meteu nas Forças Armadas. Ele ainda disse esperar que a mudança no comando do Exército traga de volta a normalidade da relação.

O ex-comandante do Exército general Júlio César de Arruda foi demitido do cargo no sábado (21), menos de um mês depois de ter assumido. “Eu escolhi o comandante do Exército (Arruda) e não foi possível dar certo”, disse Lula.

“O que aconteceu é que Bolsonaro não respeitou a Constituição e não respeitou as Forças Armadas. E tenho certeza que vamos colocar as coisas no lugar. O Brasil vai voltar à normalidade”, afirmou. “As Forças Armadas não existem para servir a um político e sim para proteger o povo brasileiro.”

Confira:

O petista também disse que está de volta “para fazer bons acordos com a Argentina” e que pretende retomar a boa relação que os dois países tinham durante seus governos anteriores: “A relação do Brasil com a Argentina será a melhor entre todos os países da América do Sul”.

“Hoje é a retomada de uma relação que nunca deveria ter sido cortada. A minha presença é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, aquela relação produtiva e avançada de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida a seu povo”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.