VÍDEO – Lula confronta Tarcísio sobre previsões econômicas negativas: “Tudo melhorou”

Atualizado em 12 de dezembro de 2025 às 21:03
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva no lançamento do “SBT News”, em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confrontou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante discurso no lançamento do “SBT News”, nesta quinta-feira (12), ao comentar previsões econômicas feitas no início do ano.

“Eu estava vendo uma matéria nos jornais e todos os prognósticos negativos contra a economia brasileira anunciados no início de janeiro não deram certo, Tarcisio”, disse Lula. “Tudo melhorou no mês de outubro. Tudo.”

Lula citou ainda duas datas comemoradas no período. Ele mencionou os 95 anos de Silvio Santos e disse: “A segunda boa notícia é que o Silvio Santos fazia 95 anos e o Alexandre de Moraes faz 35 amanhã.” (na verdade, o ministro fará 57 anos neste sábado, dia 13 de dezembro).

Na sequência, Lula retomou a discussão sobre a retirada das sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes. O presidente afirmou: “E o Trump deu de presente para ele o reconhecimento de que não era justo um presidente de um outro país punir o ministro da Suprema Corte Brasileira porque estava cumprindo com a Constituição Brasileira.” A referência foi à exclusão de Moraes da lista da Lei Magnitsky.

O lançamento do “SBT News” reuniu autoridades políticas e empresariais. Além de Lula e Tarcísio, participaram o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O evento marcou a apresentação oficial da nova estrutura do jornalismo do SBT.

A declaração sobre Moraes foi feita no mesmo dia em que os Estados Unidos retiraram as sanções do magistrado. A medida encerrou efeitos financeiros da inclusão na lista norte-americana, tema que vinha sendo tratado em conversas diretas entre o governo brasileiro e o governo Trump.