VÍDEO – Lula defende Assange e chama imprensa de covarde: “Estão calados”

Atualizado em 22 de junho de 2023 às 8:08
Lula em entrevista a jornalistas na manhã desta quinta-feira (22), em Roma, na Itália – Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o jornalista Julian Assange e disse estar “indignado com os defensores de liberdade de imprensa” em relação à extradição do australiano do Reino Unido. A declaração foi feita em entrevista a jornalistas na manhã desta quinta-feira (22), em Roma, na Itália.

Assange é procurado nos EUA por 18 acusações de espionagem depois de divulgar documentos com informações diplomáticas e de atividades militares norte-americanas. Os dados tratam do período conhecido como Guerra ao Terror, campanha militar promovida pelos Estado Unidos em resposta aos ataques de 11 de setembro.

Segundo o petista, Assange foi “preso porque denunciou ao mundo a espionagem americana” e corre o risco de pegar prisão perpétua. “E eu não vejo nenhuma manifestação da imprensa em defesa da liberdade de imprensa. É inacreditável. Nem o jornal que publicou a matéria defende ele. O nome disso é covardia”, afirmou.

“O que o Assange fez merece o respeito e o elogio de qualquer jornalista da face da terra. Ele teve a coragem de divulgar que os Estados Unidos faziam espionagem. No Brasil, na presidente Dilma. Na Cristina, na Argentina. Na Alemanha da Angela Merkel. Por conta disso, esse cidadão foi preso e vai ser extraditado pros Estados Unidos e a imprensa está calada.”

Lula ainda questionou qual foi o crime que Assange cometeu: “É importante que os companheiros jornalistas possam, enquanto é tempo, a gente tentar pedir pelo menos para soltar o cara e dizer qual é o crime que ele cometeu. Qual foi o crime que Assange cometeu? Foi o crime de denunciar o abuso da espionagem americana contra outros países do mundo”.

Assista abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link