VÍDEO – Lula defende investimento na educação: “Gasto é ter que tirar jovens das drogas”

Atualizado em 30 de janeiro de 2024 às 14:21
Lula em discurso no encerramento do Conae 2024. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento enfático nesta terça-feira (30) no encerramento da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, enfatizando que a educação, a saúde pública e a cultura são os temas prioritários de seu governo. Em seu discurso, Lula reiterou a proposta de classificar todos os recursos destinados à educação como “investimento” em vez de “gasto”.

No entanto, ele destacou a importância de lidar com a realidade do orçamento nacional, observando que qualquer aumento de investimento deve ser equilibrado. “Quando a gente pede mais dinheiro para uma coisa, tem duas formas da gente ter: ou a receita cresce ou nós temos que tirar de uma área para colocar na outra. E todo mundo sabe que quando o cobertor não é tão grande, se você cobrir a cabeça você descobre o pé”, afirmou o presidente.

Lula também comentou que foi perguntado por uma jornalista se ele não estaria “gastando muito” com educação, então, segundo ele a resposta foi: “Gastar vai ser quando eu não investir nessas crianças, que tiver que depois tirá-los das drogas, tirá-los do narcotráfico, tirá-los do crime organizado. Enquanto eu estiver construindo sala de aula, enquanto eu estiver pagando um estímulos para aquele jovem estudar, eu tenho certeza que tudo isso é investimento”.

Lula salientou que as prioridades de seu governo são a educação, a saúde pública e a cultura. Ele ressaltou a necessidade de estabelecer diálogo com a realidade do país e tomar decisões que atendam às demandas mais cruciais. “Então nós temos que fazer mágica para ir definindo cada vez mais as prioridades, e as prioridades do nosso governo são duas: a educação e a saúde pública. Em terceiro lugar, a cultura, porque sem cultura nenhum país vai a lugar nenhum”, explicou.

O presidente também convocou a classe de professores a se envolver no processo político, dialogando com parlamentares de oposição para influenciar a aprovação de pautas de interesse da classe no Congresso Nacional.

“Vocês têm a responsabilidade de nos cobrar e nos ajudar a fazer as coisas que temos que fazer. Porque quando a gente manda o projeto de lei para o Congresso, não são esses deputados que estão aqui que vão resolver. Esses aqui já são voto garantido. O que precisamos é ter habilidade para conversar com aqueles que nós não gostamos e que não gostam de nós, para que a gente possa convencê-los a votar nas coisas que nós queremos”, ressaltou Lula em seu discurso.

A Conae 2024 foi convocada pela Presidência da República e teve como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. A iniciativa visa articular propostas para a construção do PNE 2024-2034, consolidando diretrizes e metas para a educação no país.

Veja o discurso de Lula na Conae 2024 na íntegra:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link