VÍDEO: Lula define o Brasil no último capítulo da websérie sobre a caravana no Nordeste

Atualizado em 25 de maio de 2018 às 22:30

“A urna não é lugar para depositar ódio ou raiva, a urna é lugar para depositar sonhos e esperança.” Essa é uma das afirmações de Lula no último capítulo da websérie O Povo Pode, dirigida pelo cineasta Max Alvim. Um financiamento coletivo realizado aqui no DCM. Veja os demais capítulos aqui.

Ao longo das últimas 12 semanas o DCM publicou a websérie O Povo Pode, realizada durante a Caravana do Ex-Presidente Lula no Nordeste e baseada no filme de mesmo nome.

Esse projeto foi financiado com a sua ajuda, leitor. Até agora, mais de 150 mil reais foram arrecadados através de doações de cerca de 1.500 pessoas que se identificaram com o conteúdo e com os objetivos do filme.

Conforme anunciado no início da vaquinha virtual, os recursos seriam para a realização da websérie com 12 capítulos e de um documentário longa-metragem. A primeira etapa nós já cumprimos!

No primeiro capítulo mostramos as marcas da Escravidão – conhecemos a luta da quilombola Maria Izaltina, lá do Brejão dos Negros-SE. Depois foi a vez de mergulharmos na vida de Iva Mayara dos Santos, cadastradora do Bolsa Família de Aracajú, também em Sergipe, e saber mais sobre Justiça Social no Brasil. No terceiro capítulo conhecemos algumas razões para se lutar por uma Educação para a Liberdade, em São Francisco do Conde – BA.

No capítulo seguinte pudemos entender com a camponesa Vani Souza, em Bodocó-PE,  como conviver com a seca e porquê todos temos Direito à Água. No quinto capítulo o agricultor João Pires foi nosso professor no assentamento do MST – Movimento dos Sem Terra, em Jandaíra–BA, e nos mostrou o valor dos Movimentos Populares.

De lá formos direto para Teresina, no Piauí, onde Jeane, Raimundo e Manoel, todos moradores da ocupação no Parque da Vitória, apresentaram a dura realidade de quem faz a Luta por Moradia.

Mas lutar não é tarefa de um só dia e nossa websérie foi conhecer a Resistência de Brasília Teimosa, em Recife – PE, que de fato resiste contra o preconceito e a especulação imobiliária há quase 60 anos. No oitavo capítulo foi a vez de conhecermos o Dr. Jefferson da Silva Barros, primeiro médico indígena da tribo Pankararu-PE, que acredita que saúde não é negócio, ele quer uma Saúde para Todos.

No episódio seguinte descobrimos as vantagens de políticas que fomentam uma Economia Solidária com os pescadores artesanais de Recife – PE, que hoje movimentam mais de 20 mil empregos diretos na região. Perda de direitos e delapidação do patrimônio nacional pelo governo golpista, esse foi o tema do capítulo 10 – Soberania Nacional.

As conquistas e os desafios das mulheres estão no décimo primeiro capítulo, que também traz a denúncia de preconceito e injustiça contra as trabalhadoras brasileiras. E, por fim, concluímos a websérie com um breve balanço do Ex-Presidente Lula sobre a sua experiência da Caravana no Nordeste, no último capítulo, Lula pelo Brasil.

O DCM quer agradecer a você pelo apoio nessa primeira etapa do projeto O Povo Pode. Nosso próximo passo será iniciar a montagem do documentário longa-metragem.

Ainda faltam recursos para a finalização desse grande projeto. Contamos com você, que já contribuiu, pra divulgar essa iniciativa entre seus amigos e convidá-los para doar e fazer essa ideia acontecer. Se você ainda não doou, clique aqui e faça a sua doação.

Como disse o ex-presidente Lula ao final desse último capítulo,fico tranquilo, muito tranquilo, na certeza que a verdade vai prevalecer.”

Nós também acreditamos que nosso compromisso com a verdade e com a justiça vai prevalecer. Mais uma vez obrigado por nos apoiar.