VÍDEO – Lula denuncia “carnificina” em Gaza e pede fim da matança

Atualizado em 1 de março de 2024 às 15:37
O presidente Lula durante discurso na 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Foto: Reprodução

O presidente Lula voltou a criticar os ataques israelenses contra a Faixa de Gaza e descreveu a situação como uma “carnificina”. Durante a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o petista ainda pediu o fim da “matança” na região.

“A tragédia humanitária em Gaza requer de todos nós a capacidade de dizer um basta para a punição coletiva que o governo de Israel impõe ao povo palestino”, afirma o presidente. A declaração ocorre um dia depois de massacre israelense que matou mais de 100 palestinos que buscavam ajuda humanitária em Gaza.

“As pessoas estão morrendo na fila para obter comida. A indiferença da comunidade internacional é chocante. Eu quero aproveitar a presença do nosso querido companheiro secretário-geral da ONU [Organização das Nações Unidas], Antonio Guterres, para propor uma moção da Celac pelo fim imediato desse genocídio”, prossegue.

Lula ainda pediu que os países membros do Conselho de Segurança da ONU “deixem de lado suas diferenças” e acabem com a “matança”. Ele ainda sugere que o Japão, próximo a assumir a presidência do colegiado, paute o tema.

O presidente cita as mais de 30 mil vítimas da guerra em Gaza e diz que a grande parte das mortes são de mulheres ou crianças. “Nossa dignidade e humanidade estão em jogo. Por isso, é preciso parar a carnificina em nome da sobrevivência da humanidade, que precisa de muito humanismo”, completa.

O encontro da Celac ocorre em Kingstown, em São Vicente e Granadinas. Além da cúpula da Celac, o presidente tem outras reuniões bilaterais agendadas com representantes de países. Mais cedo, ele teve uma reunião com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; e uma reunião com o ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto van Klaveren.

Durante a tarde, há encontros previstos com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; uma reunião bilateral com o mandatário da Bolívia, Luis Arce; uma reunião com Guterres; uma cerimônia de assinatura de acordo de serviços aéreos entre Brasil e Antígua e Barbuda; e uma audiência com a secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link